26 março 2009

Trânsitos

Olá
Nos próximos dias, o Sol e Vénus estão sob aflição de Ketu e isto pode causar problemas súbitos nas áreas da profissão, saúde e relacionamentos. Por isso, tenham paciência e evitem condução e pressas desnecessárias.
Abreijos.
--
(enviado por Jorge Angelino)

21 março 2009

Barcos Vermelhos


Gal
Barcos Vermelhos
óleo s/ tela
50 x 70 cm

20 março 2009

Um cheirinho a alecrim

Há dias em que tem-se a impressão de se estar dentro de um espesso nevoeiro. Tudo parece monótono e difícil e o coração FICA triste. É a noite escura da alma. Era meu aniversário e justamente um destes dias estranhos, quando uma voz interior me disse:

- 'Você precisa tomar chá de alecrim!'

Fui ao jardim e lá estava nosso viçoso pé de alecrim.
Interessante é que quase todos que visitam nossos jardins demonstram afeição e respeito pelo alecrim. Confesso que nunca liguei muito para ele. Mas, naquele dia, com toda reverência, colhi alguns ramos, preparei um chá e o servi em uma Linda xícara.

O aroma era muito agradável e, a cada gole que bebia, senti a mente ir clareando. Uma sensação de bem-estar e alegria foi se espalhando pelo corpo e senti enorme felicidade no coração. Fiquei muito impressionada com a capacidade dessa planta transmitir alegria. Aliás, o Nome alecrim já lembra alegria. Resolvi pesquisar a respeito e - veja só que maravilha!

O alecrim - Rosmarinos officinalis, planta nativa da região mediterrânea - foi muito apreciado na Idade Média e no Renascimento, aparecendo em várias fórmulas, inclusive a 'Água da Rainha da Hungria', famosa solução rejuvenescedora. Elizabeth da Hungria recebeu, aos 72 anos, a receita de um anjo (um monge?)quando estava paralítica e sofria de gota. Com o uso do preparado, recobrou a saúde, a beleza e a alegria.
O rei da Polônia chegou a pedi-la em casamento!

Madame de Sévigné recomendava água de alecrim contra a tristeza, para recuperar a alegria.

Rudolf Steiner afirmava que o alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo. Além disso, equilibra a temperatura do sangue e, através dele, de todo o corpo. Por isso é recomendado contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sangüínea.

Também atua no fígado. E uma melhor irrigação dos órgãos estimula o metabolismo. (...)O alecrim é digestivo e sudorífero. Ajuda a assimilação do açúcar (no diabetes) e é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intellectual. É recomendado para a queda de cabelo, caspa, cuidados com a pele, lesões e queimaduras; para curar resfriados e bronquites, para cansaço mental e estafa; ainda para perda de memória, aumentando a capacidade de aprendizado.

Existe uma graciosa lenda a respeito do alecrim:

Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas.
O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice.
O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.
Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-Las.
'O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.
Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.
Obrigada, gentil alecrim! - disse Maria.
Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos. Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.'


Bom chá de alecrim pra você!!!

(autor desconhecido)

18 março 2009

O Interno Feminino (prosa), 2003


(desenho de autor desconhecido)

(...)
Uma das razões que sustentaram a nossa amizade foi, sem dúvida, o facto de gostarmos de conversar. Sobre coisas das ciências, é certo, mas particularmente sobre temas metafísicos, esotéricos, a que sempre dávamos uma atenção especial.

Pois bem, hoje tive um sonho que me trouxe de volta algumas das nossas conversas. Eu e a Sónia, no século XVI, quando do achamento e colonização do Brasil pelos Portugueses, também andámos por lá. Eu que tinha ido de Portugal, ela uma índia brasileira.

Mantivémos uma relação amorosa que acabara por cair em desgraça. Eu dadas algumas obrigações tivera de voltar, ela porque não podia vir teve de ficar. O fim haveria de ser trágico, mas essa parte da história vou isentar-me de contar.

Essa uma das razões porque nos voltámos a reencontrar por aqui, nesta transição de século, eu ainda com um ar bem Português, ela já Portuguesa, mas ainda uma nítida ìndia, no corpo, na cara, nos cabelos. É essa uma das razões que nos trouxe de novo a estar juntos. Agora já com os corações quase pacificados, por termos fincado a Amizade em vez do amor e pelo que ela lhe tem de superior.

Assim seja.

15 março 2009

14 março 2009

07 março 2009

A Síntese da Luz

Uma gota de água
um raio de luz e truz
num cantinho de terra
qualquer coisa germina
auto-suficiente, cresce para cima
e é verde

Uma gota de água e um raio de luz
e truz
respira no ar
o nosso respirar
o nosso sustento

É um milagre vulgar
a síntese molecular
o nosso verdadeiro patrão
a nossa esperança de vida
uma gota de água e um raio de luz
e truz.

(in, Muro de Histórias)

Muro de Histórias(poesia), 2002


Capa de José Pereira (Zeca)
óleo sobre tela

04 março 2009

Beleza


Gal
óleo s/ tela
(100x50)

01 março 2009

Crescer

Para um amigo muito grande,
um poema que se chama Crescer mas que fala da liberdade


Hoje acordei a chorar
(perdoem-me aqueles que não choram)
numa vala de pensamentos,
Quis poder renunciar
A todos os momentos

Fragmentos, contra tempos
Passos lentos, guarda-chuva
Nuvens, fumo,
Pedras, asfalto, rochedo
Angústia, frio, medo

Era um dia escuro, duro escuro
E as cortinas liláses
E o tapete cor de uva
E a vidraça da janela
Tímida

Da casa do rés-do-chão
Gradeada como uma cela
Em jeito de prisão
Enquanto no meu peito
Foge, foge, fugia

Pedras, asfalto, rochedo
Vontade que emergia,
E eu ainda sonhava
Enrolar a minha lingua em algodão doce,
E fazer bolas em pastihas de alcatrão
E soprar outras sorridentes de sabão
E que o mundo que me embalava
Fosse...
O mundo que me segurava
Fosse...

Porque eu brincava em baloiços verdes,
E ele me amava
E surpreendia
E eu ria, ria, ria
Julgando não ser crescida

E sem poder enterrar
O que vinha já sendo um segredo
Quis acordar a cantar
Como um pássaro sem medo.

Joana Espirito Santo