16 abril 2008

O Oriente e a herança portuguesa: Tailândia

"Organizado pelo Departamento de História da Universidade Thammasat (Tailândia) e com a colaboração dos Serviços Culturais da Embaixada de Portugal em Banguecoque, realizou-se, num passado recente, uma exposição composta de "posters", relacionados com os Descobrimentos portugueses, porcelanas finas da Vista Alegre, trajes regionais, e ainda uma conferência, que teve por título "Macau - The First Meeting Point in China", proferida pela drª Tereza Sena, do Insituto Cultural de Macau.A cerimónia foi inaugurada, pelo Magnifico Reitor da Universidade de Tammasat, prof. Noranit Setabutr, que começou, em seu discurso, por salientar a importância de Portugal, no contributo dado, para o desenvolvimento da Tailândia, a partir de 1511."Foi então, que o povo siamês, viu pela primeira vez homens lusos de barbas compridas, caminhando pelas ruas de Ayuthaya em procissão, para serem recebidos pelo Rei."

Segundo recordou aos presentes "foi Portugal, quem introduziu novas técnicas, na capital do Sião, Ayuthaya. Modificou o sistema obsoleto de defesa da monarquia, introduzindo armas de fogo, preparou artesões em diversas profissões, inclusivamente a de trabalhar o ferro", concluindo que "as boas relações de Portugal com a Tailândia, têm quase 500 anos".

A conferência de Tereza Sena foi ouvida por uma audiência de cerca de 150 alunos e professores da Thammasat. A conferencista, referiu-se a Macau durante a expansão Lusa no Oriente nos anos (1543-1639) referindo a dado passo que:
"Macau tornou-se, então, o alicerce dum contínuo e proveitoso comércio com o Extremo Oriente, a porta de entrada na China, gerindo durante um século o comércio entre ela e o Japão, deixando marcas culturais e civilizacionais da sua passagem por esta zona do mundo, através das técnicas, da pólvora ou do amor..."


Adaptação de texto no BLOGUE AQUITAILANDIA um espaço para divulgar a Tailândia e a História de Portugal na Ásia. http://aquitailandia.blogspot.com/

in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br

Sem comentários: