08 outubro 2005

A Língua dos Anjos




"Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tivesse amor, seria como o metal que ressoa ou como o címbalo que retine."
Bíblia, I Coríntios 13


A palavra arcanjo significa "anjo maior" e vem do grego ânguelos, que significa mensageiro. O termo anjo não indica a natureza, ou seja, aquilo que o anjo é, mas a sua sua missão, aquilo que ele faz.
Santo Agostinho diz que "anjo é designação de encargo, e não de natureza. Se perguntas pela sua natureza, ele é espírito. Se perguntas pelo encargo, ele é anjo. É espírito por aquilo que ele é. É anjo por aquilo que ele faz"
Tomando por base diversas citações bíblicas, alguns escritores sagrados dividem os anjos em três hierarquias e cada uma é formada por três categorias. A primeira hierarquia é constituída pelos espíritos Serafins, Querubins e Tronos. Os primeiros são os "inflamados" do amor de Deus. Os Querubins são os portadores da plenitude da Ciência divina e os Tronos vêem a fruição perpétua da presença de Deus.
A segunda hierarquia é formada pelos espíritos Dominações, pelos Virtudes e pelos Potências. Os primeiros presidem e dão ordem aos outros. Os Virtudes são os executores das ordens e os últimos têm poder de remover obstáculos aos planos divinos e favorecer sua implantação.
A terceira hierarquia é composta pelos espíritos Principados, que exercem poderes em nome de Deus em países, províncias e Estados; os Arcanjos exercem domínio sobre cidades e os Anjos cuidam das pessoas.
Por causa das suas aparições descritas na Bíblia, os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael são os mais conhecidos e prestigiados pela Igreja Católica e todos são celebrados no dia 29 de Setembro.

São Miguel Arcanjo – Miguel significa "Quem é como Deus" e é tido como o defensor intransigente de Deus. São Gregório escreveu que "quando se trata de realizar coisas maravilhosas, o enviado por Deus é Miguel".
Baseados em dados bíblicos, alguns escritores apontam que Miguel combateu Lúcifer e seus anjos rebeldes e os expulsou do céu. Foi este mesmo Arcanjo que disputou contra Satanás para proteger o corpo de Moisés, que o diabo queria fazer desaparecer, a fim de que o povo judeu adorasse Moisés em lugar de Deus. Segundo a liturgia da esperança, Miguel acompanha os falecidos e os leva até Deus e ao paraíso. É considerado o protetor da Igreja Católica. Em documentos religiosos são relatadas algumas aparições desse arcanjo, com vitórias em guerras e desaparecimento de pestes mortais. Miguel já era cultuado na sinagoga judaica como seu protetor. O papa São Gregório dedicou-lhe um mausoléu hoje conhecido como Castelo de Santo Ângelo, perto do Vaticano. Tradicionalmente, Miguel é invocado contra o demônio e para libertar pessoas e lugares contaminados pelas forças do mal.

São Gabriel Arcanjo – Gabriel significa força de Deus e esse arcanjo é considerado o mensageiro celeste que recebeu a missão de anunciar a presença do filho de Deus no ventre da Virgem Maria. Gabriel anunciou o nascimento de João Batista e revelou seu poder quando castigou Zacarias, pai de João Batista, tornando-o mudo pela falta de fé e por não ter acreditado na notícia que trazia.

São Rafael Arcanjo – Rafael significa "Deus cura" ou ainda "Medicina de Deus". Esse arcanjo aparece no livro bíblico de Tobias quando surge disfarçado de humano, como companheiro de viagem de Tobias, conhecedor dos caminhos e das pessoas, cuidando do companheiro de viagem. Devido a essa missão, Rafael é invocado como guia e protetor dos viajantes.
Durante a viagem, o arcanjo ensina a Tobias o remédio para a cura da cegueira de seu pai. Por isso é também invocado como intercessor para a cura dos doentes.

(in, Jornal Mercado Paulista)

5 comentários:

Anónimo disse...

Model-View-Controller in Web 2.0
In such an architecture, data is held in a data model that represents the relationships between all the different parts of information.
Hey, you have a nice blog here! Awesome job. I have
a home school program site. It pretty much
covers home school program related stuff.

Come and check it out when you get time :-)

Anónimo disse...

Há ainda uns anjos que perderam as asas, por isso se inclinam tanto para o chão.Procuram-nas. DE vez em quando um deles encontra as asas perdidas. Sabe-se quando isso acontece. Normalmente o fenómeno é acompanhado de um arco-íris, nuvens cor-de-rosa, bandos de borboletas ou espirros com perfume de rosa.
Abraços

Estudo Geral disse...

Riso, é caso para dizer que "quero as minhas asas de volta". Planar, planar pelo azul... e depois voltar.

Anónimo disse...

OLá, Luís.
Este, encontrei-o em pleno Alentejo; quem quiser pode ir lá vê-lo: "Um anjo arquitecto recostado em freudiano divã desenhado em esquadro, segura na sua mão esquerda um compasso seta. Na sua mão esquerda ou na nossa mão direita, caso se dê o caso, provável, de este azulejo ser um espelho nosso…
Aparentemente oferece as costas, perdão, as asas, que os anjos, dizem, ou deles é dito, que não têm costas, oferece então as asas ao voo inverso de uma representação alada do Espírito aparentemente aprisionado numa espécie de campânula que já terá transportado um cérebro, agora esvaziada, e levando algo no bico cujo conhecimento nos está, ainda, vedado pelas limitações do olhar. Ou da percepção."

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado