19 novembro 2005

Dossier Galiza vs. Lusofonia - 3

Breve História da Galiza - Povos que passaram pela Galiza
(por Moncho de Fidalgo monchodefidalgo@terra.es)


A- Os galaicos: tem-se notícias deles, aproximadamente a partir do ano 39 A.C.. Acredita-se que são descendentes dos celtas.

B- Os romanos: sua presença data desde quando o general “Brutus” chega à Galiza com suas tropas, no 139-136 A.C.

C- Suevos: povo germânico procedente da região que hoje entendemos por Alemanha. No ano 409, o rei suevo Hemerico assina um pacto com o Imperador de Roma Horácio, em virtude do qual esta província se converte, de facto, num reino independente. O Reino Galego (Galliciense Regnum), que foi o primeiro reino constituído na Europa, o primeiro Estado medieval, que abrange os territórios da Galiza atual, o norte de Portugal até o rio Douro e as atuais Astúrias e Leão.
Requila, o sucessor de Hemerico, 438-448, aproveitando o desaparecimento da autoridade romana, em grande parte da Península, estendeu sua jurisdição pela província de Lusitânia, completando um espaço político desde a Cantábria (região do cantábrico após Astúrias, em direção ao Oriente, o País Vasco) até Lisboa, permanecendo inalterável até o século VII.
No ano de 449, o rei Requiario decidiu promover a conversão de todos os suevos ao catolicismo, religião praticada pelos galaicos que se mantinham em paralelo com os suevos, Após esta época já só se fala de galegos…
Entretanto, Remismundo, rei, assinou uma paz duradoura com os visigodos, mas com a contrapartida de aceitarem a sua religião “ariana”. Não se encontram notícias escritas do reino, até o ano 550, era em que Martinho (de Dumio), personagem procedente de Constantinopla, da corte do imperador Justiniano, veio com a intenção de negociar uma aliança bizantino-franco-galega. Foi naquela época que se voltou ao catolicismo e se separaram, de novo, dos “visigodos”, (curioso que nas Canárias chamam aos espanhóis “godos”), que reinou Carriarico Teodomiro (559-570).
No ano 585, desaparece o Reino Suevo da Galiza, e a Galiza passa a ser uma “província” do reino visigodo. É quando a história oficial espanhola afirma a grande união visigoda, chegando a identificar a origem da actual Espanha com aquele reino.

Mais adiante, no Século XI:
1065- Fernando Magno presenteia os seus filhos com os reinos da Galiza ( abrange também o condado de Portucale, origem do actual Portugal) a Garcia, o de Castela a Sancho e o de Leão a Afonso VI.
Após várias lutas, Sancho, rei de Castela, acabou por vencer e destruir Afonso e Garcia, mas foi morto, em 7 de Outubro de 1072, quando cercava Zamora, onde se achava sua irmã Urraca que tomara o partido de Afonso. Então, este, que se refugiara na corte do rei de Toledo,Almamune, regressou e refez a unidade dos estados cristãos do ocidente. Como Fernando Magno, AfonsoVI teve sob o seu comando os reinos de Castela e Leão, incluindo Astúrias, Galiza e Portugal.
No ano de 1128, Afonso Henriques, que reinava no condado de Portucale, venceu sua mãe Teresa que preferia os aristocratas galegos que aceitavam a vassalagem a Leão e a submissão da Galiza inteira, incluindo Portucale. Afonso Henriques queria uma Galiza independente, mas só lograria a independência duma parte da Galiza: Portucale que passou a denominar-se Portugal. e a Galiza ficou debaixo do férreo domínio do poder central de Leão e depois de Castela, o que é o mesmo que dizer espanhóis.

O primeiro rei português sabia que só poderia garantir a independência de forma duradoura, se expandisse o reino muito para além do território que recebeu de seu pai. O esforço de reconquista para Sul (Santarém, Lisboa, Évora, etc.), deixando em herança o dobro do território que tinha recebido, explica-se como forma de construir e perpetuar um país diferente da Galiza.

D- Visigodos: chegam no ano 456…

E - Árabes: chegam no ano 711, e são expulsos 866-910…

Nota:
Galiza e Astúrias fazem parte dum mesmo reino, ora galego, ora asturiano, ora castelhano, ora leonés.
Aragão é o nome que a Espanha dá ao reino onde os catalãs dominavam e onde surgiu a língua catalã.
Os Vascos formaram parte de Navarra.
O Norte de Portugal e a Galiza têm o mesmo clima, a mesma paisagem, a mesma língua e a mesma origem étnica (celtas).

Bibliografia : COMO NASCEU PORTUGAL, Damião Peres; O REINO DE GALIZA, Anselmo Lopez Carreira (A Nossa Terra).

1 comentário:

José Wagner Alcântara disse...

Caro autor,
Meus parabéns. Um artigo muito bem escrito. Eu também tenho um blog no qual eu falo a respeito da origem do português. O endereço é walcantara.blogspot.com. Dê uma olhada, eu acho que você vai achar interessante.