04 dezembro 2005

Aumento do nível dos oceanos duplicou

A concentração de gases com efeito de estufa actualmente é a mais elevada dos últimos 650 mil anos revelam estudos publicados pela revista Science, que publica ainda que a subida do nível dos oceanos duplicou nos últimos 150 anos.

De acordo com investigadores europeus, uma análise de bolhas de ar preservadas no gelo antárctico a três mil metros de profundidade permitiu recuar 350 mil anos na história das emissões de gases com efeito de estufa.

Thomas Stocker, do Instituto de Física de Berna e autor de um dos estudos sublinhou que “as análises mostram que a concentração de gás carbónico (CO2) é hoje 27 por cento mais elevada que o nível mais alto registado nos últimos 650 mil anos”.

Um segundo estudo de investigadores da Universidade Rudgers, em Nova Jersey, o aumento da duplicação do ritmo de subida do nível dos oceanos desde 1850 é outra confirmação do impacto que a actividade humana tem tido na aceleração do aquecimento climático. Esta conclusão partiu de uma análise de perfurações feitas ao largo do litoral do estado de New Jersey, na costa atlântica dos Estados Unidos.

cienciapt.net

Sem comentários: