12 fevereiro 2006

Império Luso do Oriente,
por Adriano Augusto da Costa Filho

Todos nós já lemos e ouvimos falar dos grandes impérios do passado, como o Império Romano, o Mouro, da Macedônia, da Babilônia e outros. Todavia, o outro grande império mais recente foi o Império Luso do Oriente, conseqüente das grandes navegações, descobertas marítimas, devassamento do litoral africano e o ciclo oriental; e podemos dizer na realidade que foi o último grande império existente na história da humanidade, porquanto, depois disso, o que houve mais recentemente foram pequenos impérios e ajuntamentos políticos.

Para termos uma idéia dessa grandiosidade toda, vamos a seguir fazer um detalhamento dessas grandes conquistas portuguesas e como ocorreram nos mais diversos lugares do mundo:
1415- Expedição militar toma a cidade de Ceuta (Noroeste da África), de que dava a Portugal o controle político-militar do estreito de Gibraltar, embora fosse o início das conquistas ultramarinas, todavia, os mouros com essa perda, desviaram o tráfico mercantil para outras regiões.
1419- Os navegadores descobrem o Arquipélago da Madeira.
1431- Da mesma maneira atingem o Arquipélago dos Açores.
1434- O navegador Gil Eanes atingiu o cabo Bojador, à frente das ilhas Canárias.
1445- Chegam às ilhas de Cabo Verde, sendo que, nessas ilhas foram introduzidas pela primeira vez o regime das Capitanias Hereditárias.
1445- Os portugueses atingem a região do Cabo Branco, onde fundaram a feitoria de “Arguim”.
1452- Penetração no Golfo da Guiné e atingem o Cabo das Palmas.
1471- Ultrapassam a linha do Equador e penetram no Hemisfério Sul.
1482- Chegam à costa sul da África. Diogo Cão, o navegador, atinge a foz do Rio Congo e Angola, onde foi fundada a feitoria de “São Jorge da Mina”, Luanda e Cabinda.
1488- Bartolomeu Dias atinge o Cabo das Tormentas, rebatizado “da Boa Esperança” contornando o sul da África (Périplo Africano).
1498- Vasco da Gama navegou pelo Oceano Indico até Calicute.A partir daí, Portugal encetou a formação do Império do Oriente.
1500- Formação da esquadra de Pedro Álvares Cabral, para tomar posse das terras do Brasil.
1505 e 1515- Francisco de Almeida e Afonso Albuquerque, este último considerado o fundador do império das Índias, estenderam as conquistas lusas ao Golfo Pérsico (Aden) à Índia (Calicute, Goa, Diu e Damão), ilha de Ceilão, Ilhas da Indonésia e ilha de Java, e fizeram acordos com a China (Macau) e Japão, isso já em 1517 e 1520.

A conseqüente queda do Império Português do Oriente deveu-se aos enormes gastos e à queda dos preços das especiarias na Europa, bem como à concorrência da Inglaterra e da Holanda, mormente na pirataria, e tudo isso inviabilizou a sua sobrevivência já no século XVII.
Assim sendo, como verificamos, os maravilhosos navegadores portugueses e a fibra dos heróis, conquistaram o mundo. Hoje podemos nos orgulhar das suas conquistas que, além dos impérios existentes nesse passado, existiu também o grande “Império Luso do Oriente”.

Artigo do site brasileiro Mundo Lusíada

2 comentários:

Anónimo disse...

Lista com vário erros de palmatória, da data da descoberta dos Açores á localização do forte da Mina (muito longe de Angola).

Anónimo disse...

Sr.Interessado
Muito obrigado pela chamada de atenção ás incorrecções.