02 fevereiro 2006

A Língua Portuguesa em Goa

A língua portuguesa em Goa tem futuro? Para que tenham uma ideia sobre o Estado da Língua Portuguesa no Ex-Estado da ìndia Portuguesa, começando por Goa , passo-vos o depoimento do Prof. Teonónio R Souza goês , padre jesuíta, Universidade Lusófona (Portugal) :
(...)
O celebrado historiador da expansão portuguesa, Prof. C.R. Boxer explicava o sucesso dos portugueses perante formidáveis inimigos asiáticos, bem como face à concorrência comercial intensa da parte de muito mais ricas companhias holandesa e inglesa, citando o ditado português "quem teima consegue".


Já temos um Consulado Geral em Goa desde 1994. Muito antes disso a Fundação Calouste Gulbelkian já tinha preparado um bom ambiente de colaboração cultural, e posso dizer com orgulho que participei activamente neste processo. A Fundação Oriente tem conseguido nos últimos quinze anos adaptar bem a sua actuação aos interesses locais em Goa, evitando os protagonismos que os portugueses adoram e que os indianos levam a mal. Facilita, por exemplo, bolsas aos goeses influentes na vida local e que queiram visitar Portugal (e que provavelmente aproveitam a oportunidade para visitar outros países do espaço Schengen onde têm familiares). São concessões que ajudam a criar laços de amizade e uma abertura mental que permite outros tipos de intercâmbio cultural em Goa.

A Fundação Oriente também subsidia uma dezena ou mais professores para manter os cursos de língua portuguesa nas escolas de ensino secundário que optaram pela língua portuguesa como língua de opção, mas não conseguem arranjar número suficiente de candidatos para serem eligíveis ao subsídio do governo. Existem também alguns centros culturaís de iniciativa privada, tais como Indo-Portuguese Friendship Socíety, e o Instituto Indo‑Português. A Fundação Oriente apoia os cursos de língua portuguesa nestes Institutos em Panjim e em Margão.
(...)
Fonte : www.geocities.com/Athens/Forum/1503/lusof_goa.html

(enviado por Margarida Castro dialogos-lusofonos@yhaoo.com.br )

1 comentário:

Anónimo disse...

Luís,

Muito bom que se alargue o conhecimento sobre o Patrimônio com origem portuguesa presente em tantas latitudes.

Mas eu queria -lhe perguntar o que ocorre com o seu endereço netcabo que devolve todas as correspondências?
Um abraço,

Margarida