15 julho 2006

Embaixadores da Boa Vontade

Os chefes de Estado e de Governo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) devem aprovar na cúpula de segunda-feira, na Guiné-Bissau, a nomeação de cinco embaixadores da boa vontade, entre eles o ex-presidente brasileiro José Sarney e o cantor Martinho da Vila. Segundo fonte da organização informou à Agência Lusa, as outras personalidades que estarão nas campanhas futuras da CPLP são os ex-presidente Jorge Sampaio (Portugal) e Joaquim Chissano (Moçambique) e o presidente da Federação Angolana de Basquete, Gustavo Dias Vaz da Conceição.

Os dirigentes dos oito países-membros devem ainda aprovar as propostas de estatuto de observador da CPLP, que incluem dois países - Guiné-Equatorial e Ilhas Maurício - e 17 organizações. Entre essas organizações, estão a Academia Brasileira de Letras, o Conselho Empresarial da CPLP, o Fórum da Juventude da CPLP, as fundações Calouste Gulbenkian, Luso-Americana para o Desenvolvimento e Luso-Brasileira, a Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa, Médicos do Mundo, Associação das Misericórdias de Portugal e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. As outras sete instituições ainda não foram divulgadas.

A criação dos embaixadores da boa vontade foi aprovada na 5ª Cúpula da CPLP, em julho de 2004 em São Tomé e Príncipe. Participam da reunião de segunda-feira os presidentes Aníbal Cavaco Silva (Portugal), José Eduardo dos Santos (Angola), Fradique de Menezes (São Tomé e Príncipe), Armando Guebuza (Moçambique), Pedro Pires (Cabo Verde), e Nino Vieira (Guiné-Bissau).O Brasil será representado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, uma vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na cúpula do G8 (sete países mais industrializados e a Rússia) em São Petersburgo. Timor Leste enviará a ministra da Administração Estatal, Ana Pessoa, em vez do presidente Xanana Gusmão, devido à crise no país.

Sem comentários: