08 dezembro 2006

O Microcrédito e o Prémio Nobel da Paz

No próximo dia 10 de Dezembro, quando em Portugal forem 12 horas, realiza-se em Oslo a cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz ao Prof. Muhammad Yunus, o que significa o reconhecimento de que o microcrédito é um instrumento eficiente na promoção do desenvolvimento e na luta contra a pobreza; o trabalho desenvolvido pelo laureado e pelo Grameen Bank em favor dos mais desprotegidos das sociedades é uma luta pela paz e pelo desenvolvimento; a Paz só é possível se existir justiça e que o verdadeiro desenvolvimento se encontra estreitamente ligado a ambas.

Esta distinção é também o reconhecimento da importância que o microcrédito granjeou em todo o mundo, tanto em países do Terceiro Mundo como em países desenvolvidos. Para as organizações, como a ANDC, que desenvolve a sua actividade na área do microcrédito este é um momento de grande estímulo e, simultaneamente, de incentivo a continuarem na procura de soluções que possam contribuir para a erradicação da pobreza e uma maior justiça económica e social.

A Associação Nacional de Direito ao Crédito, fundada em Dezembro 1998 e tendo iniciado a sua actividade de microcrédito em Abril 1999, quis associar-se ao evento promovendo várias iniciativas, entre as quais se destaca a realização de uma sessão/debate subordinada ao tema: «Microcrédito, Justiça, Paz e Desenvolvimento», na qual serão intervenientes o Dr. Fernando Medina (Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional), o Prof. Mário Murteira e a Profª Manuela Silva. O debate terá lugar no dia 14 de Dezembro, às 21h 30mn, no ISCTE - Auditório Afonso de Barros.

contactos:
José Centeio
Secretário-geral
Tel. 21 315 52 71
j.centeio@microcredito.com.pt
MICROCRÉDITO
www.microcredito.com.pt
Associação Nacional de Direito ao Crédito
Praça José Fontana, 4 – 5º, 1050-129 LISBOA
Tel. 21 315 62 00. Fax. 21 315 62 02
microcredito@microcredito.com.pt

Sem comentários: