20 fevereiro 2007

O samba da Mangueira 2007 (que também esteve nos escolhidos do desfile de Alhos Vedros)

UMA HOMENAGEM A PORTUGAL E À LUSOFONIA

A apresentação a que tivemos a oportunidade de assistir, promovida pela Estação Primeira de Mangueira, foi emocionante e de grande valor promocional para a nossa língua. Quando tomamos conhecimento do tema que a referida e tradicional escola de samba do Rio de Janeiro iria trazer para a Passarela do Samba, ficamos preocupados, pois, diante da importância e da abrangência do enredo, desejaríamos que ele fosse desenvolvido de forma global, não esquecendo as suas origens, analisando sua evolução e divulgando a sua importância no mundo, como a 6a. mais importante e a 3a. língua européia mais falada em todos os continentes.
A nossa preocupação não tinha razão de ser: a Estação Primeira de Mangueira apresentou-nos um espetáculo raro e extraordinário, começando por abordar a origem do latim, na região italiana do Lácio, ou seja, das primórdias raízes do idioma, enveredando pelas terras onde a língua se expandiu com a epopéia das navegações portuguesas, demonstrando as influências e o enriquecimento que obteve no contacto com as civilizações e povos que foram encontrando e trazendo à língua de Camões novos vocábulos, novas expressões e formas diferentes de pronúncia. Não deixou de mencionar o enriquecimento obtido no contacto com as línguas indígenas e a cultura africana, donde provém muitas das palavras que usamos habitualmente no nosso quotidiano.
Foi uma digna apresentação do que hoje é a língua portuguesa, dignificando a lusofonia e realçando a importância do Brasil nesse contexto como maior e principal elemento dessa comunidade linguística e que precisa ser mencionada e divulgada a nível mundial. O desfile encerra-se com a apresentação de uma alegoria homenageando o Museu da Língua Portuguesa, digno representante dessa promoção cultural que deverá se espalhar pelos oito países que possuem o português como sua língua oficial. Começa no Lácio e encerra-se na Estação da Luz. O mundo passou a ter mais informações sobre o que a língua portuguesa representa.
Deve-se ressaltar que essa divulgação atinge quase todo o planeta, pois os desfiles da Marquês de Sapucaí são transmitidos por uma imensa cadeia de televisões e atinge, não somente os letrados e intelectuais que já desfrutam de informações privilegiadas sobre a importância da língua portuguesa, mas também e principalmente a massa popular, que às vezes desconhece a história, a riqueza e a importância de sua fala e de suas origens.
Está de parabéns o carnaval carioca e a Estação Primeira de Mangueira por nos premiar com tão belo rico e abrangente desfile.

Eduardo Neves Moreira
Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro
Vice-Presidente da Academia Luso-Brasileira de Letras

in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br
enviado por Clivania Teixeira

1 comentário:

Anónimo disse...

Também fiquei encantada com o samba-enredo da Mangueira . Me emocionou ver a nossa amada língua portuguesa ser homenageada na avenida . Tenho um blog que leva Cecília Meireles para as crianças.
As últimas postagens foram dedicadas a essa homenagem . O endereço do meu blog é : http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br
Me sentirei honrada com a sua visita.
Grande abraço !
Leonor Cordeiro