05 maio 2007

Padre António Vieira - 400 anos...

A expedição marítima que assinala os 400 anos do nascimento do Padre António Vieira já chegou a Salvador, na Bahia. O veleiro CHIC - Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania, que partiu de Portugal há mais de um mês, está agora no Centro Náutico da Bahia.

A expedição prepara-se para continuar durante quatro meses pela costa brasileira. "Esta expedição partiu de Portugal (Aveiro) há mais de um mês. E após uma escala técnica na Madeira, o veleiro CHIC passou por Cabo Verde, Fernando de Noronha e já se encontra em Salvador", segundo o último relato da expedição.

Esta iniciativa é acompanhada pelos realizadores portugueses Luis Costa e Eduardo Jaime, que estão a produzir um documentário para televisão sobre a expedição. Entretanto as imagens que ficam no site www.ua.pt/vieira2008 vão revelando, aos poucos, a viagem e os lugares que o Padre António Vieira percorreu.

Dentro do portal da Universidade de Aveiro, você pode obter todas as informações sobre o percurso, o tema, as notícias, o Diário de Bordo escrito pelos tripulantes e sempre actualizado, Vídeos e Fotos, e também a programa€ção do que será o Ano Vieirino, em que se insere o Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania.

O CHIC navega sob a direcção do Prof. Doutor Abreu Freire, integrado no projecto de investigação «ICIPAV.2008» e em associação com o Mestrado em Ci€ências da Educação na área de especialização de Formação Pessoal e Social do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.

Em 2008 comemoram-se os 400 anos do nascimento do padre António Vieira (1608-1697). Cosmopolita português e brasileiro, um dos maiores escritores de língua portuguesa, humanista, precursor dos direitos humanos e missionário, O Padre António Vieira nasceu em Lisboa, a 6 de Fevereiro de 1608, e cedo partiu para Salvador (Bahia), onde ingressou na Companhia de Jesus.

Regressou a Portugal em 1675 mas retirou-se definitivamente para Salvador em 1681, dedicando a maior parte do tempo ao trabalho de edição dos seus Sermões. Lá continuou até ao fim da vida, aos 89 anos, a lutar pelos seus ideais e utopias.

http://www.portugaldigital.com.br/sis/noticia.kmf?noticia=6054937&canal=156
Diálogos Lusófonos

Sem comentários: