17 agosto 2007

Diálogos Lusófonos

Portugal e Espanha, apesar de pequenos no mapa europeu, possuem enormes geografias culturais e incontáveis mentes brilhantes. Nos meus cinco anos morando entre os dois países pude descobrir isto de perto e ter o prazer de conhecer de perto alguns trabalhos criativos que marcaram e ainda marcam o meu percurso profissional.

No campo da Lusofonia, aquela que acredito ser a comunidade, e ao mesmo tempo, o movimento que busca a união dos povos que têm por afinidade a nossa língua portuguesa, testemunhei a existência de alguns trabalhos em Portugal... seminários, palestras e conversas académicas. Já na Espanha, o respeito e o interesse pela nossa língua , agora na opinião dos meus professores de Salamanca, tem sido gradativamente maior. Para comprovar isto temos programas como o do Banco Santander, Alban (a terminar) entre outros. Os preconceitos também vem diminuindo sensivelmente tendo em conta que estas sociedades estão a mudar e a pirâmide
etária a modificar-se.

Na Espanha Galega os movimentos pró Lusofonia são mais visíveis. Quem tiver a oportunidade de visitar a Universidade de São Tiago de Compostela poderá comprovar isto numa conversa com os académicos, por exemplo.

Em Portugal a Lusofonia é necessária. O despertar da importância na sociedade portuguesa é algo que não só contribuirá para o movimento em si como para os que vivem neste país delicioso, refúgio europeu veraneio e guardião de certos valores que infelizmente não encontro em todos os cantos do meu Brasil. Valores que se perdem com o tempo talvez, valores que aprendemos ou interpretamos de uma forma diferente. Enfim, as diferenças também existem para nos guiar rumo ao que somos, creio.

Em Portugal, Lisboa é negra também (ver livro de Jean Ives Loude); a comida portuguesa é servida com história e com novos sabores; a televisão já não descrimina como dantes, pelo contrário, está unir e a mostrar que a Lusofonia não é uma herança madrasta de tempos de conquista e exploração; o futebol, característica popular de muitos países, transformou, transforma, e se transforma dentro da nação Lusa-Mãe. Felipe Scollari mostrou que alegrias podem ser trocadas através deste esporte: bandeiras nacionais nas janelas portuguesas existentes até hoje em muitas casas, colocadas ali espontâneamente depois do apelo do "estrangeiro" "Felipão" no Euro 2004"... isto não faz pensar? A mim faz, assim como emocionar-me. Emociono-me quando entro numa casa cabo-verdiana e assisto uma telenovela brasileira, uma torcida vibrante num jogo do BenficaXSporting, num bar guineense, ou quando escuto um timorense nas ruas de Coimbra a falar seu dialecto (Tétum) e o português numa conversa animada. Isto é Lusofonia!

A criatividade é uma característica de todos os seres humanos. Direccionada para fins positivos ela pode ser esclarecedora e unificadora. Ela pode ser tudo, e através dela podemos materializar o que nós sonhamos e acreditamos. Procurarei estar mais presente neste fórum, fruto de uma outra mente criativa e sonhadora e composto por mais outras mentes que também criam e recriam a Lusofonia a cada post. Atendendo o pedido da nossa estimada Margarida apresento-lhes a criatividade de apenas mais algumas mentes desta enorme colcha de retalhos lusófonos espalhada pelo mundo, o projecto
acaminhodalusofonia.org

Sem mais, despeço-me
Saudações lusófonas

Claudio Vaz


(in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br )

Sem comentários: