30 outubro 2007

Os Anjos

Graças aos trabalhos de um teólogo místico do século VI, chamado Dionísio, o Areopagita, chegaram até nós os conhecimentos dos anjos. Seus livros, Hierarquia Celestial, Os Nomes Divinos e Dez Cartas, foram a base de toda a angelologia cristã.

in, http://www.meuanjo.com.br/miolo.php?page=descubra

4 comentários:

Felicidade na Educação disse...

Os primeiros a falar em anjos foram os fundadores do Zoroastrismo, no nordeste do Irão, 1200 anos A.C.
Daqui surgiram inúmeras correntes, que influenciaram o judaísmo e mais tarde o cristianismo, como o maniqueísmo, por exemplo.
Um dos seus deuses tem o mesmo nome de um deus védico - Mitra, que os romanos importaram e deu origem à tourada, que originalmente era um ritual só reservado aos guerreiros. Zardhushtis, (é o mesmo de Zaratustra de Nietzsche)- foi dizem, primeiro ser humano que nasceu a rir e afirmou: - 'o mundo é bom.'

Estudo Geral disse...

Obrigado pelas sábias palavras, meu amigo. Consegues citar algumas das palavras dos Zoroastras sobre os anjos?

Felicidade na Educação disse...

São os YAZATA, ou sejam AHURAS, no vedismo os ASURAS os (DAIVA védicos dignos de Culto).
A (não AH) quer dizer não e, SURAS - do Sol- SURYA.
Lá se encontram ADAM - Adão - o primeiro anjo responsável pela humanidade. E Shaitan - Satã.
(No vedismo os Deuses são servidos com receituários rituais por especialistas - os flamen (latim) brahmanes e não cultuados em templos, como acontece nas outras religiões). Os três reis Magos eram Zoroastristas - Magi.
Os Zoroastristas encontram-se na minoria Yezidi que foi praticamente dizimada pelos curdos islâmicos. A bandeira curda foi buscar o Sol aos Yezidi... que são adoradores do Sol. A sua cidade santa é Lalish no Curdistão. Na Índia e na America existem algumas comunidades zoroastristas, com canais TV, etc. Conheci um professor de MT zoroastrista indiano-americano e dávamo-nos muito bem. Ele foi citado num texto de Deepak Chopra.

Estudo Geral disse...

Grac(i)as.