16 outubro 2007

Puxa, que pobreza cultural...

Pelo que vi e ouvi em recente "tour" pelo norte de Portugal, guias turísticos falando castelhano para um grupo majoritariamente de língua portuguesa, apesar de estarem em território português, faz-me suspeitar que em breve a lingua portuguesa só será falada no Brasil!
Ficamos abismados quando um dos guias nos disse que era orientação do chefe do grupo turístico a que pertencia, falar preferencialmente a lingua espanhola. Até numa das Caves do Vinho do Porto, agora de propriedade espanhola, as guias ( portuguesas) só falavam em lingua de Espanha.

Para muitos, parece que o argumento de que portugueses e espanhóis são geneticamente iguais, que fazem parte da península Ibérica, que tem história e cultura interligadas, e de que Portugal está comercialmente nas mãos dos espanhóis, é o suficiente para esquecer quase 900 anos de lutas e história de um povo!

Eduarda
in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br

2 comentários:

Flávio M. disse...

Honremos a "nossa" História, e saibamos sem nacionalismos exacerbados amar as origens e o valor do esforço tantas vezes escrito com sangue e dor.
A globalização não pode anular as causas maiores, e o orgulho mesmo ferido não deixa de ser razão.

Flávio M.

philos disse...

De facto um guia falar maioritariamente castelhano para um grupo de portugueses, é no mínimo, ridículo.
De facto faltei lá eu, a revolucionária, para lhe perguntar, unicamente: porquê?
Consoante a resposta assim seria o restante diálogo, mas pelo menos ficavam a saber o que penso sobre o assunto. E que as minhas visitas terminavam ali. Na maior parte das vezes reclamamos aos "anjos" e não a "Deus". É uma pena, mas enfim ...