04 novembro 2007

Detectado buraco negro 33 vezes superior ao sol...

Cientistas descobriram um buraco negro 24 a 33 vezes maior que o Sol, tornando-se no maior já detectado a partir da morte de uma estrela e que põe em causa a teoria que explica a sua formação. “Parece que os buracos negros que se formam a partir de estrelas mortas são muito maiores do que pensávamos”, explicou Andrea Prestwich, da equipa da Harvard-Smithsonian Center de Astrofísica em Cambridge.

Segundo um artigo a publicar na edição de quinta-feira na Astrophysical Journal Letters, este buraco negro pertence à classe de objectos formados durante a morte de estrelas massivas e que são 10 vezes maiores que o Sol. O objecto está situado na galáxia anã IC10, a 1,8 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Cassiopéia.


Os buracos negros absorvem toda a matéria e luz que neles penetrem e não podem ser visto directamente, por isso os cientistas só os detectam através dos efeitos da gravitação noutros objectos ou pela radiação que emitem. Este buraco negro vem substituir o recorde atingido por outro objecto idêntico, encontrado há duas semanas, mas que era apenas 16 vezes maior que o Sol, localizado na galáxia M33.


in, Ciência Hoje, Revista Digital
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=24237

Sem comentários: