30 novembro 2007

Saudações Lusófonas

"a lusofonia não começou hoje. A nossa língua comum foi construída por laços antigos, tão antigos que por vezes lhes perdemos o rasto"
Mia Couto,escritor moçambicano

A lusofonia diz respeito " às oito nações lusófonas independentes, e às regiões que, pertencendo a outros Estados independentes, também se consideram lusófonas, sem prejuízo da sua outra identidade e fidelidade nacionais: Galiza, Goa e outros pequenos territórios da Índia, Macau, Casamansa...

Se a língua é o elemento aglutinador de pessoas, instituições e nações, e se não se preconiza a existência de uma só cultura e língua, pois são múltiplas as culturas e línguas até dentro de várias das nações lusófonas, há que reconhecer que o principal elo de ligação entre as oito é a língua que lhes é mais comum, a portuguesa. E que ela, não só não é substitutiva das outras línguas nacionais ou regionais, mas com elas convive, pois todas têm funções específicas diferentes. Aliás, uma coisa é a “língua de cultura” comum a toda a Lusofonia, e outras as diversas variantes e normas cultas dos vários países. "


(retirado de "Os três circulos da lusofonia" de Fernando Cristóvão, Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, membro da Academia das Ciências de Lisboa, presidente da Associação de Cultura Lusófona (ACLUS). ciberduvidas.sapo.pt/php/portugues.php?id=27)

in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br

4 comentários:

Anónimo disse...

Lusofonia é um conceito imbecil, aceito por gente idiota. Não existe e nunca existirá uma lusofonia. Os portugueses se acham os donos da língua portuguesa, basta ver todo o dramalhão que estão fazendo em torno do acordo ortográfico, e em sua arrogância ainda hoje pregam uma tal de LUSOfonia para tentar reconstruir seu império doentio ficticio. É patético, não patético é pouco diria que é nojento. Diga não a LUSOfonias e afins, melhor ainda, diga não a tudo que tenha LUSO no nome. É o melhor a ser feito.

Estudo Geral disse...

Estive para apagar o comentário... Mas fica que é para não nos esquecermos que o anonimato, por vezes, esconde muita agressividade, intolerância e má fornação.

philos disse...

Bem... Porque se esconde, anónimo/a?
Quando se diz a verdade, a nossa verdade, não há que ter medo em assumir. Certo? Para ofender há que haver coragem e mostrar a cara.

Teresa.

Anónimo disse...

Anonimo está sendo radical demais, suas idéias são totalmente aceitaveis se não considerasse "idiota" pessoas com opnioes diferentes. Além disso nem tudo o que é portugues deveria ser rejeitado, isso sim seria idiotice. É mais uma questão de cultura (afinal pergunte a opnião de um portugues sobre o assunto) do que um possivel renascimento do imperio portugues patetico, doentio e bla bla bla. Do meu ponto de vista a lingua portuguesa é rica, e seus conceitos imbecis ou não, só tem a somar em sua riqueza.