16 dezembro 2007

Platão às Terças

Na próxima terça-feira, dia 18 de Dezembro, às 18h00, na Associação Agostinhoda Silva, o Professor Trindade Santos, prestigiado especialista em Filosofia Antiga, antigo professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,actualmente a leccionar na Universidade Federal da Paraíba (Brasil), realizaráum Conferência subordinada ao tema "Presença de Deus nos diálogos platónicos: A moldura mítico-religiosa da teoria das Formas".

Sinopse: Falar de Deus nos diálogos platónicos obriga a explicar previamente aperspectiva pela qual o tema será abordado. Chamarei Deus ao poder que insere ohomem numa realidade transcendente, da qual a sua vida recebe o sentido. A tudo o que o faz sair de si, sem que esse movimento se possa inteiramente explicar,ou justificar, pela presença nele de uma força íntima, que lhe seja própria. Se me for concedida essa liberdade, da qual poderei reclamar-me pelacircunstância de Platão e a cultura em que viveu não terem tido contacto comuma Verdade revelada, tentarei deixar claro a qualquer leitor de Platão que a presença de Deus nos diálogos se estende a tudo o que é dito, como condição,sentido e finalidade do próprio discurso.A concepção platónica do divino manifesta-se antes de tudo nas teorias do"Amor" e do "Saber". Mas é vão tentar abordá-las sem referir o tratamento que as noções de "Alma" e "Cidade", nas quais se acham inseridas, recebem nosdiálogos. É a estes quatro tópicos que prestarei atenção nesta primeira conferência.

Esta será a primeira de um ciclo de 3 conferências(as outras duas realizar-se-ão a 8 e 15 de Janeiro, também às terças, a partir da 18h00).

A entrada é livre.

Solicita-se a difusão desta mensagem
Programa completo: www.agostinhodasilva.pt
Para mais informações: 967044286 (Renato Epifânio)
--Associação Agostinho da Silva
Rua do Jasmim 11, r/c1200-228 LisboaTel: 213422783 / 967044286
Email: AgostinhodaSilva@mail.ptUrl: http://www.agostinhodasilva.pt

Sem comentários: