12 julho 2008

COM(N)TENS(Ç)ÕES


DE 19 DE JULHO A 02 DE AGOSTO DE 2008
POSTO DE TURISMO DA MOITA

COM(N)TENS(Ç)ÕES

FOTOGRAFIA DE RAUL COSTA (ALIUSVETUS)

HORÁRIO
Segunda a Sexta: 9h - 12.30h ; 14h-18h
Sábados:10h-13h ; 15h-18h

Raul Costa, aliás "aliusvetus", 53 anos, natural de Peniche, informático de profissão, residente em Alhos Vedros desde 1996, assume-se como autodidacta e convictamente amador. Deu os primeiros passos ainda muito jovem no filme p/b de médio formato e posteriormente o de 35mm.
Actualmente, encontra-se totalmente rendido à fotografia digital, a qual, segundo ele próprio, lhe abriu portas para um mundo deslumbrante e “febril” de criatividade e recursos técnicos.
Tendo sido membro de várias comunidades fotográficas na Internet, tem a sua actual galeria on-line no endereço
www.pbase.com/aliusvetus.

Um amigo escreveu estas palavras sobre ele:

"Se, como é de uso dizer-se, uma imagem vale por mil palavras e se, a origem sagrada da linguagem não for refutada, logo emerge o poder imenso da fotografia. Revelação após revelação, traduzindo uma constante fixação do irrepetível momento, o tempo pára e tudo dança à volta da luz. Entre as suas sombras, os contornos da materialidade visível, cá vamos nós com as limitações que nos são intrínsecas.

Entre um determinado tipo de Pessoa (simultaneamente coisa única e todo o mundo), a Luz e a Revelação, eis a tríade por excelência da fotografia.

Conheço o Raul faz alguns anos. Os suficientes. A nossa amizade foi-se construindo numa habitual conversa que se faz no meio da rua, mesmo ali por perto de lugar nenhum, tal e qual a ilusão da vida. Fotografáveis paisagens utópicas, coloridas por calorosos sentidos humanistas, no comboio do tempo.

Sem nunca se meter em bicos de pés, o meu amigo sempre se dispõe à partilha e à dádiva. Assim, me tem feito o favor, ao longo dos anos, de livremente utilizar as suas deliciosas imagens para fins que me são próprios. Aqui e agora, em gratuita troca directa, eu lhe devolvo tudo, eternamente reconhecido pela generosidade da sua arte... de viver.

Em síntese, encontro nessas duas palavras a suprema razão que levam o Raul a oferecer-nos gentilmente, aqui e agora, este bom pedaço do seu mundo interior: a partilha e a dádiva, em prol de todos e de tudo, por um mundo que se quer mais digno.

Aproveitemos."

Luis Carlos Santos
Antropólogo, Alhos Vedros

Sem comentários: