12 setembro 2008

O petróleo brasileiro, mais uma esperança de riqueza


O país, através do presidente Lula, anunciou com regozijo que mais um campo de petróleo foi achado no pré-sal. A área petrolífera se estende por 800 Km, da costa de Santa Catarina à do Espírito Santo, e se as previsões extrativas forem confirmada irá colocar o país como um dos maiores detentores de reservas de petróleo do mundo, ficando o Brasil atrás somente da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Irã, Iraque e Kuwait , noticiou a revista Veja, desta semana.

Segundo o formador de opinião Stephen Kanitz, a euforia foi tanta que já se chamou um economista e professor da Universidade de Harward, Ricardo Hausmann, para opinar como gastar o dinheiro que ainda não se ganhou. Solenemente o presidente já antecipou que o dinheiro é para tirar o país da miséria e investir na educação. Mas não é essa a promessa que todos os governos fazem há gerações, e que nunca se realiza?

. A madeira, a cana, o ouro, as pedras preciosas, a pecuária, o café, de novo a cana e agora o petróleo. O Brasil já teve vários ciclos de riqueza extrativos e produtivos que não viraram nada para tirar a população da ignorância e da pobreza . Primeiro, segundo os historiadores, devido ao Brasil ser colônia, e depois não se sabe bem porquê. Talvez política equivocada, pressões do mercado internacional, provavelmente desvio de dinheiro, corrupção... .O certo é que ao fim e ao cabo nunca se vê o dinheiro ou o que dele foi feito. Esperemos que desta vez as mentes brilhantes deste país tenham muita calma nessa hora, na hora de saber o que fazer com tanto petróleo. Tomara que tenham parcimônia, que não explorem toda essa riqueza de só uma vez, afetando drasticamente o subsolo e pondo em risco as reservas energéticas para as gerações futuras. O Brasil tem mais opções de energia renovável e recursos econômicos diversificados que podem e devem ser explorados com equilíbrio e bom senso, respeitando o meio ambiente, para reverterem, de fato, em qualidade de vida para o brasileiro.

Maria Eduarda Fagundes
Uberaba, 11/09/08

Sem comentários: