16 novembro 2008

TEXTO DE DESPEDIDA

Quase sempre tive entre mim e a realidade uma "fronteira" que se chama CÂMARA FOTOGRÁFICA e uma curiosidade sem limites por conhecer todos, ou quase todos, os universos particulares dos habitantes (miseráveis incluídos) desta coisa a que chamam planeta Terra.

Achei quase tudo desinteressante e, se não tivesse interesse por documentar fotograficamente uma parte do planeta onde nasci, nunca teria "mergulhado" na maioria desses lugares que acho nojentos.

Passei os últimos 40 anos a observar a luz, o movimento dos corpos, a decidir a composição e o momento decisivo em que pressionava o obturador da câmara; e raras vezes participava nos acontecimentos que fotografei.

Desde muito jovem que me fui "afastando" das realidades que considerava desinteressantes.

No dia 11 de Março de 2008 fiz 60 anos, dos quais 40 dediquei à fotografia; e, neste momento acho que 99% da realidade não me interessa para nada. Reata-me um por cento de tudo o que acontece em Portugal e no resto do Mundo.

Mas acho mais do que suficiente para me entreter até morrer.

Em todos os lugares onde vivi, ou por onde passei para fotografar, expor, publicar em jornais, revistas, editar os meus livros, etc., etc, percebi que esses "mundos" eram (são) maioritariamente controlados por uns patetas que não entendiam nada do que estava a acontecer... sem nenhum, ou muito pouco, sentido estético, e sem falar (também) muito da parte económica - Esses abutres pensavam que os artistas (os ricos incluídos) não precisavam de comer e que os materiais usados nas artes em geral, caíam das nuvens.

Não vou alongar-me muito mais, porque decidi contar a história da minha vida ao meu amigo Guilherme Silva. Ele vai ser o meu biógrafo e também impressor da minha obra fotográfica.

E para finalizar, desejo esclarecer-vos que também nunca fiz parte de nenhum desses rebanhos que andam por todo o lado ao serviço dos poderes religiosos, políticos, económicos, etc., etc., porque sou...

Livre como o vento!

Planeta Terra, Primavera de 2008

Guilherme Silva
(fotógrafo)

Sem comentários: