12 janeiro 2009

História Trágica com Final Feliz (VER MAIS)

Sabia que o mais celebrado filme português de sempre é de animação e que conta com dezenas de prêmios em todos os Continentes? Trata-se da curta-metragem História Trágica com Final Feliz, da realizadora/diretora portuguesa Regina Pessoa

Durante 7 minutos e 46 segundos, seguimos uma menina que não é igual às outras pessoas. O traço que a difere (um coração que por bater demasiado depressa, faz muito barulho) não só incomoda a comunidade à qual pertence, como se traduz num profundo sofrimento individual. A comunidade reage à diferença com intolerância e a menina reage com o isolamento. Com o decorrer do tempo, a comunidade acaba por se habituar insensivelmente à presença da diferença, distanciando-a, mas também integrando-a na voragem do seu quotidiano.
O filme animado foi adotado no Canadá, pelas escolas, num programa que foca a problemática da adolescência.Em França, o filme é também apresentado nas escolas para falar do cinema e dos seus aspetos mais técnicos.E em Portugal ou no Brasil, o filme é citado nas escolas?

Fontes:http:pasmosfiltrados.blogspot.com/2007_03_01_archive.html
Revista UP TAP PORTUGAL dezembro 2008

Sem comentários: