16 fevereiro 2009

Triângulos em cima de quadrados

88
A inteligência, o pensamento, o raciocínio, a reflexão, a consciência, a alma, a parte de cima, o cimo do monte. A cabeça (toda ela), o sono, o sonho, o bem e o mal, por dentro e por fora, o princípio e o fim, o céu, o Universo, o Paraíso, o silêncio, a respiração do universo, a Música, a Índia, os Himalaias, o Sol, o Ter, o D, o Velho.

888/515
O coração, o amor, o bem-querer, a amizade, a oração, a calma, o estar à vontade, o pisar do caminho devagarinho, o olhar as pedras do chão, o pé descalço, o princípio, a ponta da seta, o perdão, o seu irmão (e a traição), a evangelização, Portugal, Bethlem, o Palácio de Belém, a Terra, o peixe, o aprender e o ensinar, o acordar, o existir, o C, o Novo.

44
O fogo, o fumo, a água, as unhas, o ramo da oliveira, o azeite, a verdade, o meio, a pomba (branca), a paz, as asas, o cordão-de-prata, o ar, o éter, o mar, a ligação, a ponte, o transporte, a transcendência, o vermelho, o verde e o amarelo, a vigília, o espírito, o voo, a corda, S. Francisco de Assis, a poesia, a pobreza, o ser, a corda, o E, o Entretanto.

22/8
O branco, a luz, o brilho, a pureza, a virgindade, a inocência, as crianças, Valinhos, a Rainha Santa, a munlher, a beleza, a Musa Única, a mãe, as mãos, a caridade, o dizer sim, a salvadora, toda a compreensão, as lágrimas, a ascenção, a lua, o M, Ela.

12 comentários:

Anónimo disse...

Olá
razão/emoção
reflexão/instinto
espiritual/fisico
presença/ausência
finito/infinito
verso/inverso = todo????

triângulos
____________ = UNIVERSO????
quadrados

O seu universo?

Anónimo disse...

Olá
por outras palavras: a lógica tripartida das civilizações indo-europeias, adicionadas de um quarto elemento, no caso a Deusa Mãe. Daí os triângulos e os quadrados, ou a Geometria Divina, através da qual se cria o universo que espero não seja só meu.

Anónimo disse...

Ahhhhh!!!!!
Isso parece-me interessante, apesar de não perceber nada!
Pode dar-me mais umas dicas? Please

Anónimo disse...

Georges Dumézil, antropólogo(?), escreveu um calhamaço que se chama, se não estou em erro, porque isto já faz uns anitos bons, a Lógica Tripartida das Civilizações Indo-europeias.
Ao estudar a mitologia escandinava, germânica e romana, ele encontrou uma lógica tripartida que era comum a todas elas.
Se o senhor tiver razão, essa tripartição é intrínseca aos alicerces a partir dos quais se ergueu a nossa cultura...
Quanto ao resto, é como nas Páginas Amarelas, "vá pelos seus dedos".
Bem, não se prenda, it's just a joke.

Anónimo disse...

Uma correcção: Agora me lembro que o título da investigação do Dumézil não era a "Lógica", mas sim a "Estrutura Tripartida...". Mas é bem possível que o título continue incorrecto.

Anónimo disse...

Obrigada pela sua atenção, disponibilidade e simpatia. Hei-de ir consultar o que "por aí" encontrar sobre o assunto. As suas dicas, já me "abriram o caminho".
Estou a ficar fã do seu blog!

Anónimo disse...

Acabei por ir à Wikipédia, via Google. O senhor é filólogo e não antropólogo. Não encontrei o nome da obra que refiro, mas se não está exacto anda lá por perto. É um estudioso das línguas indo-europeias e respectivas mitologias, mas religião e sociedade. Tem uma obra vastíssima e de grande interesse.

Quanto ao resto, o blogue é seu. Utilize-o como quiser. Dá-me ideia que ele tem simpatizado muito com as suas entradas.

Anónimo disse...

Correcção: onde se lê "mas religião e sociedade", deverá ler-se "mais religião e sociedade".

Anónimo disse...

Obrigada. Hoje aprendi um pouco mais.
Boa Noite

Anónimo disse...

Obrigado e igualmente. Boa noite.

Anónimo disse...

A parte de baixo, sim a parte de baixo, lembrem-se dos pés, humildes,corajosos, muitas vezes sujos e fortes continuando para além do sacrifício a suportarem o peso de tudo o resto.

Anónimo disse...

Se chegar alguma vez a mexer no texto ficará "a parte de cima e a parte de baixo". Obrigado.