08 maio 2009
O Largo da Graça
A Quinta da Graça, da qual se pode ver um pedacinho na foto em baixo, tem entrada pelo Largo da Graça. Outrora um amplo espaço desnudado, onde se jogava futebol, o Largo da Graça é hoje largamente ocupado pelo Centro de Saúde. Por ali se situava o antigo Palácio da Graça, agora já completamente destruído, talvez o lugar de repouso de famílias reais, talvez o lugar em que o Rei D. João I fez o luto de sua esposa, a Rainha Filipa de Lencastre, talvez o lugar onde se discutiram parte dos planos para a conquista de Ceuta, primeira etapa dos Descobrimentos Portugueses, corria o ano de 1416. Talvez. Muito provavelmente também o recém canonizado Condestável, Nuno Álvares Pereira, terá por aqui estado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
E quando se diz Talvez, não é que haja dúvidas com a passagem por cá de toda essa gente. Só não se sabe muito bem se foi no Palácio da Graça, ou noutro.
Ainda hoje se houve o marulhar das águas, na acostagem das naus, ali por perto do Cais Velho.
E o Palacio da Graça, é o antigo Paço Real?
Não foi esse Palácio que albergou a família real, quando da peste, que assolou a capital? Peste essa, que vitimou a própria rainha?
Que a família real esteve cá na terra quando do falecimento da Rainha não há dúvidas, porque Gomes Eanes de Zurara o deixou escrito. Não se sabe, porém, se foi no Palácio da Graça, ou noutro. A mim palpita-me que sim...
Ahhhhhhh!
Dá para perceber agora toda a virtualidade do Largo da Graça? É que Graça também significa Grupo de Animação Cultural de Alhos Vedros...
Ora aí está uma maneira interessante de tirar partido das "coisas", neste caso do nome. E é também uma forma de "trazer" o legado histórico para o presente, para a "praça pública"
Aqui aconteceu, aqui faz-se história. Passado/Presente
Parabéns!
Parabéns para ti também.
Projecto de recolha de memórias e conhecimento sobre o largo da Graça: www.1170-165.proboards.com
Enviar um comentário