10 junho 2009

O Tratado de Tordesilhas

Após várias missões diplomáticas frustradas entre Portugal e Espanha , finalmente as duas cortes , através de seus delegados , decidiram realizar uma reunião na vila espanhola de Tordesilhas , na província de Valladolid , a fim de estabelecer critérios definitivos para a conquista e posse dos territórios ainda a serem descobertos.

Dessa reunião resultou no Tratado de Tordesilhas , assinado em 7 de junho de 1494. Com base no documento , as terras do chamado Novo Mundo ficariam repartidas entre as duas nações.
As disputas entre os dois países haviam se acirrado a partir de 1492 , com a descoberta da América pelo italiano Cristóvão Colombo , a serviço da coroa espanhola. Ele imaginava ter encontrado as Índias e pretendia manter o monopólio das explorações na região. Já os portugueses queriam assegurar as rotas marítimas ao sul do Atlântico , pois supunham a existência de terras a oeste do oceano. Não demoraria muito até que Cabral aportasse em terras brasileiras.

Temendo perder terreno na corrida pelos "descobrimentos" , que não significavam apenas poder , mas também fontes de riquezas , Portugal pediu ao Papa que intercedesse. Este outorgava a si o direito de distribuir as terras segundo os interesses da Igreja. Tratado vigorou até 1750

Em plena época da expansão marítima , o Tratado dividiu o mundo a partir de um meridiano 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. As terras a oeste da linha ficaram para a Espanha e , as a leste , para Portugal. O Tratado ficou em vigor até 1750 , quando passou a valer o princípio de que a terra pertence a quem a ocupa.

Depois de negociações que duraram cerca de um mês , os acordos foram assinados em 7 de junho de 1494. O Tratado de Tordesilhas foi ratificado pelos Reis Católicos (Fernando e Isabel de Castela) , em 2 de julho de 1494 , e por D. João 2º , em Setúbal , no dia 5 de setembro do mesmo ano.

Autor: Jens Teschke
(in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br )

Sem comentários: