06 junho 2009

Banir a carne um dia por semana...

A pequena cidade belga de Gant resolveu tornar-se vegetariana um dia por semana. À quinta-feira não há carne nos restaurantes, cantinas eescolas.

Em Portugal, a ideia é aplaudida por vegetarianos e nutricionistas, mas todos pensam que há muito a fazer até ela ser aplicada cá. A adesão dos portugueses à comida vegetariana cresce, mas
convencer as instituições é mais complicado, diz a Associação Vegetariana Portuguesa.

"Só podemos ficar satisfeitos", diz Sofia Barradas, da Associação Vegetariana Portuguesa. "Mas a nossa grande batalha ainda é conseguir que todas as instituições de ensino ofereçam um prato vegetariano. Ainda se come muito mal nas escolas portuguesas", diz.

A opinião é partilhada pela presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento Pinto. "No mundo ocidental consumimos demasiadas gorduras e proteínas animais e poucos vegetais. Por isso, instituir um dia em que invertemos a tendência é uma ideia fantástica, e bem mais prática do que optar por um regime vegetariano, que a longo prazo pode levar a carências em termos nutricionais", considera. Um regime vegetariano estrito deve ser
abordado com mais cautela, diz.

Enquanto a nutricionista salienta as vantagens para a saúde de comer menos carne, os vegetarianos realçam a opção do ponto de vista ético e ecológico. Aliás, os argumentos a favor do vegetarianismo chegam agora também de muitas organizações ambientalistas, que sublinham o menor impacto desta dieta no planeta, do ponto de vista da energia necessária para criar gado.

(enviado por Paula Soveral)

Sem comentários: