13 outubro 2009

Depressão e Fitoterapia

pessoas com dor crónica têm mais facilidade em desenvolver depressão

Na área de fitos, o primeiro nome que primeiro vem à lembrança no tratamento da depressão é Erva de São João (hipericum perfuratum), considerada por muitos o prozac natural. E não é para menos. Sua eficiência já atestada em laboratórios europeus tem ajudado a milhões em todo o mundo. Um texto publicado no British Medical Journal cita 23 pesquisas que demonstram que o antidepressivo natural não provoca efeitos colaterais sérios.
Ao lado da Erva de São João, vem a conhecida Passiflora, erva calmante que reduz a ansiedade e protege nervos enfraquecidos. O conhecido Doutor Earl Mindel conhecido autor na área de fitoterápicos coloca Passiflora como um dos melhores tranqüilizantes da Natureza e informa que a erva funciona rapidamente sendo excelente coadjuvante no tratamento de ansiedade e depressão.
Estes e outros produtos naturais encontram-se disponíveis em farmácias homeopáticas e casas de produtos naturais, embora os profissionais de saúde recomendem que todo medicamento, mesmo os naturais, não devem ser utilizados sem recomendação ou prescrição específica.

O que fazer por si próprio
Há outros passos que você pode dar para entender e enfrentar seu problema depressivo. Aqui alguns deles.
1 Faça terapia. O terapeuta poderá ajudá-lo a encontrar um caminho para mudar as circunstâncias.
2. Faça exercícios regularmente – pelo menos três vezes por semana.
3. Pratique dieta saudável, com aporte suficiente de vitamina B6 e B12, tiamina, ácido fólico, magnésio, ferro, zinco e ômega 3 e 6. Elimine alimentos que provoquem alergia; aumente o consumo de frutos e vegetais de cor escura, faça eliminação diária, afaste-se de glúten, use dieta equilibrada.
4. Consuma alimentos que auxiliem a elevar seus níveis de serotonina. Bons exemplos: aveia, leite, massas e outros alimentos ricos em carboidratos.
5. Observe-se a aprenda a dizer “não”.
6. Faça desintoxicação regularmente. O processo é muito útil para limpar o organismo de poluentes e certos metais absorvidos da atmosfera e que podem contribuir para os sintomas depressivos.

Sem comentários: