17 dezembro 2009

Hominídeos chegaram à Europa antes do que se pensava





A descoberta traz novas luzes sobre o povoamento da Europa por hominídeos.

Numa pedreira de basalto em Cèbe Lézignan foram encontrados, há 15 anos, 20 instrumentos de pedra talhada de estilo Olduvaiense, a primeira indústria humana conhecida. Esses instrumentos eram utilizados para esquartejar animais.

Quem os encontrou foi um morador local, Jean Rouvier, que o ano passado divulgou o achado a Jérôme Ivorra, um arqueólogo do Centro Nacional de Investigação Científica francês.

Escavações posteriores revelaram uma grande variedade de ossos de animais e, debaixo da camada de basalto, a dez metros de profundidade, estavam mais de 20 ferramentas, a maior parte das quais com sinais de utilização.

A datação por potássio-argónio revelou que o sítio tinha 1,57 milhões de anos. Esta descoberta no Vale de Herault representa uma oportunidade, acreditam os investigadores, para entender melhor a Europa neste período.

Até agora, só se tinha encontrado restos de povoações humanas na Europa datadas entre 1,2 e 1,4 milhões de anos, na Bulgária, em Espanha e Itália.

Mais a leste, no sítio arqueológico Dmanisi, na Geórgia, já tinham sido encontrados hominídeos com 1,8 milhões de anos. A nova descoberta vai ajudar a traçar a rota que levou os hominídeos fabricantes de ferramentas a espalhar-se pela Europa.

Até agora não se encontraram os ossos dos “autores” das ferramentas encontradas. No entanto, os investigadores acreditam que podem aparecer. Assim, já estão previstas novas escavações no mesmo sítio para o próximo ano. Este estudo é agora publicado na revista «Comptes-Rendus Palevol».

in, Revista Digital "Ciência Hoje"

Sem comentários: