16 abril 2010

Descoberto berço de estrelas



Uma imagem recente captada pelo Herschel revela uma nebulosa nunca antes vista, onde se formam estrelas com dez vezes a massa do nosso Sol. A Nebulosa de Roseta encontra-se a cinco mil anos-luz da Terra e contém pó e gás em quantidade suficiente para criar o equivalente a 10 mil estrelas semelhantes ao Sol.

A imagem agora divulgada pela ESA (Agência Espacial Europeia) mostra metade da nebulosa. Cada cor na imagem representa uma temperatura diferente do pó. De -263 graus centígrados na zona vermelha até -233 graus centígrados na zona azul.

As manchas brilhantes são casulos que escondem proto-estrelas maciças. Estes irão eventualmente tornar-se estrelas. As manchas pequenas perto do centro e nas regiões mais vermelhas da imagem são proto-estrelas de massa menor, semelhante à do Sol.

O Herschel recolhe os infra-vermelhos proporcionados pelo pó. Esta imagem é a combinação de três comprimentos de onda de infravermelhos codificados através das cores azul, verde e vermelha, pois os comprimentos de onda são invisíveis aos nossos olhos.

in, Ciência Hoje 16/04/2010