18 fevereiro 2006

O Português, língua de comunicação internacional

O Português, língua de comunicação internacional”A Língua Portuguesa é, nesse ano de 2.006 – ou seja, precisamente quinhentos anos após o que se convencionou chamar a descoberta do Brasil – uma das três grandes línguas internacionais de comunicação: entende-se, por tal, “língua falada em vários continentes e que serve de veículo para os intercâmbios internacionais”.

A primeira língua de comunicação internacional, segundo as fontes de “Ethnologue”, é atualmente o Espanhol (332 milhões de falantes), depois vem o Inglês (322 milhões) e enfim o Português (170 milhões – 183 milhões com falantes de segunda língua). O Francês é falado por 72 milhões de pessoas (124 milhões se incluir-se os falantes de segunda língua). Se o Chinês e o Hindi são respectivamente a primeira (885 milhões) e a quarta língua falada no mundo (182 milhões), essas línguas são, entretanto, faladas num só país e num só continente.
(...)

Além do mais, sabemos que o Português e o Espanhol são as duas únicas línguas internacionais que crescem sem cessar na comunicação mundial, enquanto todas as outras diminuem.Na Internet, ainda, grande vetor de modernidade, o Português é a oitava língua utilizada, e o Brasil está no sétimo lugar mundial quanto a quantidade de internautas (6,8 milhões), uma quantidade mais elevada do que aquela da França, que se posiciona em nono lugar (5,7 milhões).(...)

in, dialogos_lusofonos@yahoo.grupos.com.br

Sem comentários: