02 abril 2006

CONFÚCIO (551-479 a.C.)

Nome latino do célebre filósofo chinêsKung Fu-tseu.
Confúncio dfende como ideal o equilíbrio exterior, que se baseia na ordem e na harmonia, e o equilíbrio interior, que fundamenta no cultivo das virtudes sociais: a ordem, a equidade e a amizade.
Vê a moralidade como a expressão máxima da virtude, que só pode existir como reflexo da conduta irrepreensível dos homens e da harmonia social. É a "virtude perfeita" que faz o "homem superior" e não o nascimento.
Defende que o poder só deveria ser exercido pelos virtuosos, sendo talvez uma das razões que o levaram a ocupar-se da educação dos povos e dos governantes.
Pensa ainda que a sociedade ideal terá a sua origem na cultura e culminará na paz.
Os seus ideais reflectem um grande amor pela humanidade e uma crença enorme no valor pessoal de cada homem, nas suas relações pacíficas com os outros homens, fundamentadas num sistema de deveres recíprocos.
Oriundo de uma família aristocrática, passa parte da sua vida em peregrinações, vive na pobreza e dedica-se à meditação e ao ensino.
As ideias defendidas por Confúcio só são psoats em prática no século II, com o imperador Wu Fi, que impõe o Confucionismo como base do Estado, o que vigora até 1912, data da instauração da República da China.

(in, Nova Enciclopédia Portuguesa. Lisboa: Ediclube, 1991)

Sem comentários: