01 dezembro 2006

Culto de São Jorge


O culto a S Jorge no Brasil
representa um dos elos mais fortes entre Brasil e Portugal

Das capelas da realeza para o catolicismo do povo, sobre o corcel, matando o dragão, o culto a São Jorge revela sua vitalidade. Poucos santos representam tão bem quanto ele os laços entre Brasil e Portugal. No Brasil ele está presente nos altares das Igrejas, nos gongás de Umbanda, nos nichos domésticos, na fachada das lojas, nas oficinas mecânicas.São Jorge conquistou os reis portugueses, desde a fundação de Portugal, seus suditos mais humildes e com eles atravessou o Atlântico.A partir do reinado de D João I , século XIV, São Jorge passou a representar o compromisso de Portugal com a fé católica. Mas foi a introdução do Santo na procissão do Corpo de Cristo, em 1837, a grande causa de o santo se ter tornado uma figura popular.

A devoção a S Jorge junto com a festa do Corpo de Cristo é uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorada no país desde a chegada dos portugueses.

Também a confeção de tapetes de rua é uma manifestação de arte popular que tem origem na comemoração do Corpo de Cristo. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais

Tapete para receber a procissão de Corpus Christi na cidade de Ouro Fino - MG
Foto de Dorival Junior
Em Portugal continental e insular ocorrem várias formas de comemorar o Corpo de Deus. Em Monção, Portugal continental, no Norte, no dia do Corpo de Deus, a festa inclui um pitoresco «combate» ritual entre São Jorge e o dragão.
in,

Sem comentários: