29 dezembro 2006

A Queda da Índia Portuguesa

Ao longo de 14 anos, desde a primeira vez que os indianos reivindicaram Goa, a tensão cresce e no ano de 1961 dá-se a invasão do Estado da Índia pelas tropas da União Indiana

No conturbado ano 1961 um acontecimento entre muitos outros vem abalar profundamente as fundações do regime salazarista: a invasão do Estado da Índia pelas tropas da União Indiana, a 17 de Dezembro. Ao longo de 14 anos, desde a primeira vez que os indianos reivindicaram Goa, a tensão cresce entre Portugal e a União Indiana, apesar da mediação da ONU e de outras instâncias internacionais. Na crença de que Nehru, o "pacifista", não usaria da força contra o "solo sagrado" da pátria portuguesa, Salazar fica profundamente abalado com o ataque. Uma força de 50 000 homens com equipamentos modernos cercaram as colónias portuguesas de Goa, Damão e Diu defendidas apenas por um efectivo de 3 500 militares portugueses.
"Vitória ou Morte, a Queda da Índia Portuguesa" é um documentário realizado por Pedro Madeira e produzido por Pedro Efe.

dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br

Sem comentários: