20 janeiro 2007

Centro de Estudos Agostinho da Silva

A inédita dimensão assumida, desde 13 de Fevereiro de 2006, pelas Comemorações do Centenário do Nascimento de Agostinho da Silva ainda em curso, com centenas de eventos em Portugal continental e ilhas, no espaço lusófono - de Timor à Galiza, passando por Macau, Goa, África e Brasil – e ainda no Canadá, na África do Sul, na Bélgica e na França -, além de muitos outros já agendados para 2007, mostrou herdarmos uma vida, uma obra e uma mensagem singulares, que tocam o mais fundo do espírito e do coração de imensas pessoas em todo o mundo, originando um movimento cívico espontâneo de simpatia e interesse, a nível nacional, lusófono e internacional, pelo exemplo e pelo pensamento do Professor.

Há que continuar este movimento e a obra de Agostinho em prol da emancipação e da realização do homem numa vida mais autêntica e plena. Uma das vias é a criação de um Centro de Estudos Agostinho da Silva, no espaço da sede da Associação Agostinho da Silva, gentilmente cedido pela Junta de Freguesia das Mercês. Na linha de muitos dos Centros semelhantes que o Professor criou ou inspirou, trata-se de animar um espaço onde a partilha do saber e dos saberes seja oferecida a todos os que os buscam, independentemente das qualificações académicas.

O regime inicial será o de Cursos Livres, dados por especialistas nos variados domínios, de forma intelectual e economicamente acessível, sem prejuízo do rigor e da qualidade. Conseguindo-se os necessários apoios e patrocínios, este projecto será embrião de uma futura Universidade Livre Agostinho da Silva, onde todos possam vir saber aquilo que desejam, segundo a aspiração do Professor. Todas as áreas serão contempladas, de acordo com a disponibilidade e oferta dos professores, embora duas sejam indispensáveis, por corresponderem a grandes linhas de força do pensamento e da obra agostinianos: a cultura portuguesa e lusófona e os estudos inter-culturais.

Solicitamos a máxima divulgação desta iniciativa, que esperamos possa

contribuir para despertar consciências, nestes tempos de vida tão estreita e acomodada.

Paulo Borges
(Presidente da Direcção da Associação Agostinho da Silva)


Solicita-se a difusão desta mensagem
Para mais informações: 967044286 (Renato Epifânio)

--

Associação Agostinho da Silva
Rua do Jasmim 11, r/c
1200-228 Lisboa
Tel: 213422783 / 967044286
Email: AgostinhodaSilva@mail.pt
Url: http://www.agostinhodasilva.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

Luís,

Boa notícia. Parabéns à Associação Agostinho da Silva .

Vou colocar no dialogos_lusofonos também.
Margarida

Anónimo disse...

Obrigado Margarida. Volte sempre, a casa é sua.