24 março 2007

Austrália foi descoberta pelos Portugueses

Seja feita justiça: foram os portugueses e não os britânicos, nem os holandeses, que descobriram a Austrália. Foram os portugueses e isso só não se soube antes por culpa dos franceses. É o que afirma um livro publicado na Austrália, que mostra uma carta náutica abandonada numa biblioteca de Los Angeles, nos Estados Unidos, provando que Cristóvão de Mendonça foi o primeiro a pôr os pés no território. Só que uma tradução mal feita em França escondeu durante séculos o seu feito.

O jornalista e historiador australiano Peter Trickett encontrou os dois mapas da polémica "por acaso". E não tem dúvidas: "Eles fornecem provas notáveis de que navios portugueses fizeram essas viagens corajosas de descoberta em 1520. Isso foi um século antes dos holandeses e 250 anos antes do capitão James Cook [que reclamou para o Reino Unido a descoberta em 1770]", diz.

Em entrevista à Reuters, Trickett disse que se deparou com uma cópia do mapa numa livraria há oito anos. Ali encontrou uma reprodução do Atlas Vallard, uma colecção de 15 mapas feitos à mão até 1545 em França. Dois deles intitulavam-se "Terra Java" e apresentavam semelhanças com a costa australiana. "Havia algo familiar neles, mas também havia algo de errado, era um quebra-cabeças. Porque teriam aqueles lugares nomes portugueses?", inquietou-se. Cerca de 120 locais tinham nomes em português.

Trickett percebeu então que os cartógrafos franceses poderiam ter alinhado mal dois mapas portugueses. "Os mapas originais teriam sido desenhados em pergaminhos de pele de carneiro ou cabra, de tamanho limitado. Para uma costa do tamanho do leste da Austrália, de 3500 quilómetros, seriam precisos três a quatro mapas", explicou o historiador.

A explicação para o engano será então que "sem marcações de bússolas claras era possível juntar o mapa de duas maneiras". E os franceses tê-lo-ão feito da pior maneira, da maneira errada. Para Trickett, os mapas foram feitos por Cristóvão de Mendonça, que saiu de Portugal com quatro navios numa missão secreta para descobrir a "Ilha do Ouro" de Marco Pólo, no sul de Java. Tendo descoberto a Austrália, terá mantido o feito em segredo para evitar que outras potências europeias da época se lhe seguissem.

Ângela Marques

http://dn.sapo.pt/2007/03/22/sociedade/australia_descoberta_pelos_portugues.html

Sem comentários: