21 outubro 2007

Goa e Portugal: Ligados pelo Futebol

O esporte e a política não se devem misturar, mas apesar do que todos dizem, é a historia e política que fazem dos jogos Madrid - Barcelona ou EUA - Irã ou Índia - Paquistão, o grande apelo para serem vistos.

Por esta lógica, os indianos deveriam olhar com desprezo a equipe inglesa de futebol, o país que foi seu antigo colonizador. Mas pelo contrário, depois da equipe brasileira, os indianos admiram a armada Inglesa.

Em uma escala similar, está a ligação de Goa a Portugal. Goa é um dos menores estados da Índia, mais conhecido por suas belezas naturais e como um destino turístico famoso, mas foi com o futebol que Goa se sobressaiu na Índia.

É sabido bem, que em Goa, a paixão e a emoção pelo futebol, o transformou em esporte nacional. O futebol é indubitàvelmente o esporte mais popular em Goa e é enraizado na cultura de Goeses. A historia do jogo data a 1883, ano em que o esporte foi introduzido aqui por um padre inglês, muito antes de se transformar em paixão no estado.

O anúncio recente da imprensa de que o clube do futebol de Dempo fez um acordo de intercâmbio com os campeões FC Porto da liga de Portuguesa, para um programa de intercâmbio, veio sem nenhuma surpresa. Agora os jogadores do clube irão a Portugal e treinarão com os peritos lá e vice-versa.

Portugal governou Goa por 400 anos. Era uma colônia portuguesa desde os inícios do século 16, logo depois que Vasco-da-Gama transpôs o Cabo da Boa Esperança e descobriu a rota pelo mar, para Índia, em 1498. A administração portuguesa terminou 1961 quando o exército indiano entrou neste minúsculo enclave litoral com kilómetros de praias bonitas, e expulsou os portugueses.

Mas o Estado ainda tem um sabor português que o distingue. As camisetas de futebol portuguesas saem da prateleira sempre que há uma Copa do Mundo ou Campeonato Europeu. Os bares e pubs em todo o estado se preparam para transmitir os jogos em telas gigantes enquanto cerveja e o Feni, a bebida local do caju, vão sendo bebidas.

Você pode argumentar que, hoje em dia, esta cena é comum em toda parte da Índia, mas em Goa, realmente se detecta que os sentimentos são enraizados. Você teria que estar aqui, para ver a emoção que contagiou o Estado de Goa quando Portugal alcançou o final do Euro 2004. A maioria dos torcedores de futebol de Goa está ligado ao seu antigo colonizador. As bandeiras portuguesas podiam ser vistas em toda parte. Caras coloridas novas e velhas com as cores portuguesas. É realmente um caso de Goa. Assim, até a igreja da capital, Panjim, juntou-se à euforia, organizando uma reza especial para Portugal após o encontro de domingo. Acredite ou não!

Muitos dos clubes de futebol em Goa ainda têm nomes portugueses como Vasco esporte clube, Esporte clube de Goa, Clube de futebol de Fransa Pax (agora fechado) etc. Você pode também ver que outros nomes portugueses são ainda prevalecentes no Estado - em estradas, edifícios e sobrenomes.

Uma outra razão para esta afeição pode ser interpretada pelo fato que, após a administração portuguesa que terminou em 1961, muitos emigraram de Goa para Portugal. Ainda, a lei portuguesa da nacionalidade, dá a alguém nascido hoje, mas que teve um avô ou a avó nascido na Índia-portuguesa antes de 1961, o direito de pedir a nacionalidade portuguesa.

Assim há muitos que têm parentes espalhados em ambos os países. Se pode dizer, com segurança, que na última década ou assim, o ódio e os sentimentos negativos pela administração colonial, deram lugar a um amor sincero, ao menos quanto se trata de futebol.

O esporte registra a tendência de unir povos, pois os sentimentos amargos dos Goeses contra à administração colonial, parecem ter sido superados pela ponte que o futebol construiu. Goa pôde ter ganhado sua liberdade, há aproximadamente 46 anos, mas Portugal e sua equipe do futebol governam ainda os corações de muitos, neste paraíso no litoral da Índia.

Se algum de vocês ainda não experimentou esta surpreendente ligação entre Portugal e Goa, então já tem uma boa razão para reservar suas passagens para Goa para ver Euro 2008.


Chetan Bambolkar
in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br

2 comentários:

Anónimo disse...

Eis então uma prova indubitável da força do futebol, quando colocado ao serviço dos povos e da diplomacia....e alinhado pelo paradigma do conhecimento !
Cmps

José Fernandes

Estudo Geral disse...

Eu subscrevo.