17 fevereiro 2008

Goa recebe Rosa Mota com entusiasmo

Goa recebe Rosa Mota com entusiasmo e pretende organizar os Jogos da Lusofonia em 2013
A campeã olímpica portuguesa Rosa Mota esteve em destaque num encontro com cerca de dois mil alunos do Don Bosco College, de Goa, onde foi recebida entusiasticamente e respondeu, em inglês, a dezenas de perguntas do auditório.

A comitiva portuguesa liderada pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, e que integra o Presidente e o Vice-reitor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Jorge Olímpio Bento e Jorge Manuel Gonçalves, teve uma recepção emocionante por parte do responsável pela província de Goa, Padre Loddy Pires, e pela Directora de Desportos do Estado, Susana de Sousa.

Vicente Moura confessou-se «emocionado pela forma como Rosa Mota representou o Desporto nacional» no encontro com a juventude goesa.
«Rosa Mota tem sido recebida em Goa com muito carinho, que chega a emocioná-la, mas é com orgulho que testemunho que tem estado mais uma vez à altura de uma grande campeã olímpica», comentou o presidente do C.O.P.

Antes de um jantar oferecido pelo líder parlamentar do Estado de Goa, Pratapsinh Raoji Gane, a comitiva portuguesa foi recebida oficialmente pelo Ministro Chefe de Goa, autoridade máxima do território, na presença do secretário de Estado do Desporto e de dirigentes da Associação Olímpica de Goa e pelo Centro Internacional de Desportos.

Na ocasião, o Ministro Chefe, Digambar Kamat, anunciou a intenção de Goa se candidatar à terceira edição dos Jogos da Lusofonia, em 2013.

O presidente do C.O.P. e o Presidente e o Vice-reitor da Faculdade de Desporto do Porto vão assinar um protocolo conjunto de cooperação das duas instituições portuguesas com o Don Bosco College of Physical Education, de Panjim, Goa.

Esta faculdade pertencente à Sociedade Salesiana de Goa dirige, por atribuição da Universidade de Goa, o único curso superior de Educação Física no estado, tendo graduado 115 formandos desde a criação em 2004, mas pretende com este protocolo desenvolver e melhorar as competências do curso.


in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br

2 comentários:

Anónimo disse...

Luís,
E por falar nos afetos que ligam Goa, Damão e Diu ao mundo lusófono, embora poucos falem o português, eu gostava de conhecer mais sobre a diáspora indo-portuguesa, que se espalhou por Portugal, Brasil, EUA, Inglaterra, África, etc,etc,etc. O amigo conhece gente da diáspora indo-portuguesa?
A próxima revista da Lusotupie de que hoje divulguei o nº de 2007, vai publicar "Indiens des cinq colonisations d’Afrique orientale. Mobilités et identités en diaspora de 1870 à nos jours », sob a direcção de Joana Pereira Leite e Nicole Khouri". Seria bom termos acesso a este.O saber não ocupa lugar e a lusofonia não tem fronteiras. Concorda?
Margarida

Estudo Geral disse...

Conheço muita gente que foi "colonizada" pela diápora da filosofia indiana que me parece ser uma questão um pouquinho ao lado da que você coloca. Eu próprio também tenho navegado nessas ondas, embora sempre a um nível, digamos, experimental.

A Lusofonia por enquanto tem muitas fronteiras, mas creio que as suas mais altas aspirações é que as fronteiras se diluam mais e mais. Mas, claro, que o mundo nunca teve fronteiras, isso é coisa dos homens.