23 março 2008

VI CICLO AGOSTINIANO - AÇORES

NOTA DE IMPRENSA
21 de Março de 2008

VI CICLO AGOSTINIANO - AÇORES
BIOSFERA
27 a 29 de Março de 2008
ILHA GRACIOSA

A FaiAlentejo volta a empenhar-se na organização do VI Ciclo Agostiniano - Açores, que decorrerá, como é do domínio público, de 27 a 29 de Março de 2008, na ilha Graciosa.
Este evento é aberto a toda a gente.
No Primeiro dia – 27 de Março de 2008 - provocaremos uma tertúlia onde poderemos conhecer melhor: o homem, o filósofo, o visionário, enfim Agostinho da Silva.
No Segundo dia – 28 de Março de 2008 – no Centro Cultural da Graciosa faremos o Encontro sobre a BIOSFERA, onde participam vários oradores. Será aberto pelo Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. No final do dia poderemos assistir ao filme “Agostinho da Silva Ele próprio” de António Escudeiro.
No Terceiro dia – 29 de Março de 2008 – Partilharemos uma Função do Espírito Santo, com desfile das Irmandades e dos Foliões da ilha Graciosa. No final da mesma serão lidas as conclusões do Encontro sobre a BIOSFERA.
Para terminar em beleza assitiremos a um Momento Musical no Centro Cultural da Graciosa onde imperará Manuel Freire.
Durante o ciclo haverá:
Feira de Livros de Agostinho da Silva (recentemente editados) e da FaiAlentejo.
Exposição Bibliográfica constituída pelas obras de Agostinho da Silva.
Exposição “Agostinho da Silva – Pensamento e Acção”.

De realçar a presença neste VI Ciclo Agostiniano – Açores de:
Paulo Borges, Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde trabalha nas áreas de Filosofia da Religião, Filosofia em Portugal e Antropologia e Cultura e integra o projecto de investigação “A Filosofia e as Grandes Religiões do Mundo”. Membro e investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, onde coordena o projecto “Agostinho da Silva: estudo do espólio” e integra o projecto “A questão de Deus. História e Crítica”. Doutorou-se em 2000 com uma dissertação sobre Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes.
Helena Briosa e Mota, é professora do 2º e 3ª ciclos do Ensino Básico. Dedica-se à investigação da obra pedagógica de Agostinho da Silva, objecto da sua tese de doutoramento, em curso. É responsável pela edição dos volumes de Pedagogia integrados nas Obras de Agostinho da Silva (Lisboa, Âncora Editora e Círculo de Leitores, 1999-2003).
Mário Cabral, licenciado em filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1986). Doutorado com a tese em: Via Sapientiæ: da Filosofia à Santidade – a Matriz Cristã do Pensamento Contemporâneo Português a partir de Delfim Santos, Teixeira de Pascoaes e Agostinho da Silva. Professor na Terceira.
Magda Carvalho, é Assistente no Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores. Tem leccionado as disciplinas de Filosofia em Portugal e Filosofia Moderna, da licenciatura em Filosofia.
Jorge Mangorrinha, é licenciado em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, e Mestre em História Regional e Local, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É doutorando em Urbanismo, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Pertence aos quadros técnicos da Câmara Municipal de Lisboa e é Coordenador Científico do Rastreio e Levantamento dos Conjuntos Termais Portugueses (Ministério da Cultura).
Maria Eduarda Rosa, professora. Artista plástica. Comissária dos Ciclos Agostinianos - Açores.


Agradecemos a melhor Divulgação.

O Nosso Bem Hajam!

FAIAlentejo

Sem comentários: