10 junho 2008

Luis Vaz de Camões (1524?-1580)

Existe um CD ROM da Edição Original d’Os Lusíadas que recomendo muito.Trata-se de um trabalho, do prof K David Jackson, Yale University, que resultou de muitas décadas de sua dedicação ao estudo da obra do POETA maior da língua portuguesa.

Na data em que Camões é homenageado, em muitas latitudes da língua portuguesa e noutras mais (10 de Junho de 1572 é a data do falecimento de Luís de Camões) , por gerações e gerações de admiradores de sua obra, presenteio os amigos com o texto que se segue.

Na introdução do CD ROM da Edição Original d’Os Lusíadas(encontra-se à venda em algumas livrarias) , que acompanhou o número 9 da revista Portuguese Literary & Cultural Studies, da Universidade de Massachusetts Dartmouth, David Jackson apresenta-nos o processo da edição d’Os Lusíadas.

Vamos mais uma vez ler o que nos diz David Jackson sobre a obra que mais projetou Camões e a aventura dos navegantes portugueses, descobridores dos caminhos do mar no Universo.
É que como David me disse há alguns anos , a grandeza da obra de Camões é o fato, de ainda hoje, ele nos sensibilizar ao falar "clara e diretamente sobre os temas e problemas humanos que nos preocupam. Camões conseguiu juntar idéias e experiências muito diferentes, tais como o saber clássico e mítico com as viagens de exploração e conquista; as pretensões humanas com as lições do classicismo,a viagem de Vasco da Gama com a de Ulisses. E conseguiu entender a própria experiência poeticamente, em termos dos grandes arquétipos da experiência humana, que expressou com muita originalidade, honestidade e arte."


E vamos ler e divulgar Camões! Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Um abraço,
Margarida
(dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br)

Sem comentários: