05 outubro 2008

5 de Outubro

5 de outubro de 1143, data provável da assinatura do Tratado de Zamora,
o tratado pelo qual D. Afonso VII de Leão reconheceu a independência do então ainda Condado Portucalense. O título de Rei, para D. Afonso Henriques, só viria a ser reconhecido mais tarde, em 1179, com Bula Manifestis Probatus, sob o Pontificado de Alexandre III. O monarca português comprometeu-se a considerar-se vassalo da Santa Sé e a pagar-lhe um censo anual.

5 de outubro de 1910, data da implantação da República portuguesa.
Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e PRP (Partido Republicano Português).Na tarde do dia 5 foi proclamada a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa, por José Relvas.
Apesar de alguma resistência e de alguns confrontos militares, o exército fiel à monarquia não conseguiu organizar-se de modo a derrotar os revolucionários. A Revolução saiu vitoriosa, comandada por Machado dos Santos.O último Rei, D. Manuel II, partiu com a Família Real para a Inglaterra, onde ficou a viver no exílio.

5 de outubro de 1968: data a partir da qual o Brasil comemora o Dia da Ave.

(in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br )

Sem comentários: