O Deus de todas as coisas, ou o Deus da semana... A matéria ou o espírito. O guarda panteísta que vigia o mundo humano das representações da vontade. A alegoria do efémero no entendimento da majestade do universo e da função do ser humano na expressão da vida. A imagem de Sandra ou a conspiração dos sapientes sobre a génese do Universo infinito...
Da janela vê-se o Cristo-Rei, o redentor que lindo, Quero a vida sempre assim, com você perto de mim, até o apagar da velha chama, E eu que era triste, descrente desse mundo, ao encontrar você eu conheci, o que é felicidade meu amor.
Na melodia do coração, soltam-se acordes que tocam as esferas celestiais. Do universo a luz, a doce orquestra do maestro do infinito ! Não vivas em função de alguém que te não escuta, que te não diz, e que ao raiar da alba esqueceu o beijo em que selaste a paixão dos dias. "Eu sou a verdade e quem nela saciar a sua sede decerto encontrará a fonte da vida".
Veio-lhes então ao pensamento qual deles seria o maior. Conhecendo Jesus os seus pensamentos, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes: «Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe, e quem me acolher a mim, acolhe aquele que me enviou; pois quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande.» (...)
Património Histórico e Museologia. Para aceder clique na imagem.
O Pássaro Azul
António Tapadinhas, óleo s/ tela
O Pintor
Numa doce manhã um suave regresso qualquer coisa que há no ar, um passarinho azul está pairando, esvoaçando a cantarolar, dá uma volta uma volta e meia e quando volteia pousa no seu olhar
No coração que meigo e terno bate está uma ideia feita uma aguarela, amarela que volteia na tela e do meio do branco vazio que era nada um passarinho azul que sai correndo através da manhã
Feito um pedacinho de lã vai voando, cantarolando da fantasia que foi um dia da suadade de partir, do regresso até que encontra uma outra tela um outro olhar uma ideia feita um arco íris qualquer coisa que está no ar.
Luis Santos
P.S.: Foi a partir deste poema que o António Tapadinhas pintou o Pássaro Azul.
LUZ
Procuram as palavras o sentido que não podem explicar. Como se pode entender, ao escrever, Branca Luz Puríssima?
Luz Azul
foto lcs
Passar o Azul
Céu de azul pinta o pássaro ao voar, Acrobacias do seu cantar entoa, Mais alto estende-se o areal em baixo, Que em jacto falcão faz deslumbrar quem olha.
Percorrida a sorte, ser ave é: Transpor ao homem o delírio voador, No nu cintilante do desvio humano.
Poça de água que brilha Em ritual de garça chama. E pouso do pássaro á luz resplandece, A quem lhe dá de beber.
Suor de quem voa Não suam criaturas do céu, Trespassando no horizonte Pessoas que em sonhos se elevam, E que em terra, transpiram Ao ver o pássaro que dentro delas preserva.
6 comentários:
O Deus de todas as coisas, ou o Deus da semana...
A matéria ou o espírito.
O guarda panteísta que vigia o mundo humano das representações da vontade.
A alegoria do efémero no entendimento da majestade do universo e da função do ser humano na expressão da vida.
A imagem de Sandra ou a conspiração dos sapientes sobre a génese do Universo infinito...
EF
Da janela vê-se o Cristo-Rei, o redentor que lindo,
Quero a vida sempre assim, com você perto de mim, até o apagar da velha chama,
E eu que era triste, descrente desse mundo, ao encontrar você eu conheci,
o que é felicidade meu amor.
Carlos Jobim
Tudo lindo! Não há palavras!
Na melodia do coração, soltam-se acordes que tocam as esferas celestiais.
Do universo a luz, a doce orquestra do maestro do infinito !
Não vivas em função de alguém que te não escuta, que te não diz, e que ao raiar da alba esqueceu o beijo em que selaste a paixão dos dias.
"Eu sou a verdade e quem nela saciar a sua sede decerto encontrará a fonte da vida".
EF
Evangelho segundo S. Lucas 9,46-50.
Veio-lhes então ao pensamento qual deles seria o maior. Conhecendo Jesus os seus pensamentos, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes: «Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe, e quem me acolher a mim, acolhe aquele que me enviou; pois quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande.» (...)
Da Bíblia Sagrada
"Abençoados os que falam em nome do Senhor. Deles será o Reino dos Céus"!
EF
Enviar um comentário