09 outubro 2007

À Conversa com o Padre António Vieira


Entrevista com o Padre António Vieira no "Farol das Letras",
in http://faroldasletras.no.sapo.pt/padreantvieira.htm

6 comentários:

Anónimo disse...

Profetizar que Portugal vai construir na Terra o V Império, porque já tinham havido Quatro, depois de ele já estar construído, não tem, digamos, nada de muito especial, não fora o facto de ter sido declarado ao arrepio da Santa Inquisição´.

Por outro lado, ser amigo dos índios escravos e protegê-los contra o poder instituído dos colonos, naquele tempo, parece-nos sem dúvida coisa de um homem de coragem e de coerência de princípios, capaz de arriscar a própria vida na defesa dos direitos dos mais desfavorecidos.

Sabemos como é difícil hoje aos homens cultos dizerem aos nossos governantes que é uma vergonha nacional, a maioria dos imigrantes (embora não necessariamente) a trabalhar em Portugal serem sonegados de parte significativa dos seus direitos laborais, nas horas de trabalho, no vencimento, na segurança social, relembrando tempos passados.

Mas é evidente que isto dito hoje, pelo menos nalguns países democráticos, não tem paralelo com aqueles outros tempos...

Luis Santos

philos disse...

Não parem jamais de fazer aquilo que apregoam, ou seja o bem. Este é o meu último contributo.Obrigada.

Teresa.

Unknown disse...

Why Philos ?

Não percebo as causas da sua cisão. Espero não ter contibruido nos comentários mais jocosos aqui trocados para a sua dissidência. "Forgive me", se p.ex. nalguns contos das Estórias me possa ter tornado inconveniente.
Parece-me efectivamente uma voz feminina (Teresa), mas mesmo sendo heterónimo é "surely" uma voz diferente.
Reconsidere....pois não me esqueci da expectativa sobre o 2º capítulo da sua 1ª história. Será que a ficção "disturbes" os corações ocos ?

Eduardo P.

Anónimo disse...

Entendo, como na doutrina do Padre António Vieira, que prega o "Bem" quem o recebeu e já o personificou, mesmo num fugaz momento.
Estamos entre pessoas de bem. Acredito que "o amor da amizade" (Philos)seja suficientemente forte para permanecer entre nós.
Neste "blog" e na vida....

philos disse...

Why Eduardo:

Onde anda a "semear" a confusão? Faz cá falta, sabe? Mas, não me atormente, ok? Não se aproveite para me "espremer" outra vez por causa do famigerado 2º capítulo, senão "temos a burra nas couves". Conhece por ventura esta expressão? Se não sabe, pergunte, alguém lhe há-de explicar, decerto. Fique bem.

Cumprimentos.
Teresa.

philos disse...

Flávio:

Tem razão em tudo o que diz. Mas eu também acho que por vezes a expressão, "sejais bom, mas não sejais parvo", de minha autoria, se aplica na perfeição. Por isso, por vezes mas vale desistir, do que persistir. Mas, não era o caso desta vez. Fique bem.

Cumprimentos.
Teresa.