Sonho que sou louco, e na minha loucura Sou mais sensato que num sonho Ou acordado, com medo que me tenham por louco Meus companheiros de sonho.
Meu bom senso é diária loucura, Para um mundo em vigília que atribui Mais vigília e atenção mais funda À razão do que a razão possui.
Sonho é minha vida diária, cada dia Simula e dissimula até loucura E razão serem ambas semelhantes, E eu ajo enquanto sonho.
No sonho, o bom senso e a loucura, Na loucura, o sonho e o dia a dia Ligados, entre si todos semelhantes: Sonhando ou acordado, sou louco e sou sensato. (versão de H. Helder)
Ridículas aos olhos dos outros, que as leem, sem o sentimento ou a carga afectiva que lhes emprestamos, no momento em que as escrevemos. Ridículas, talvez, quando as relemos, já muito longeee do momento sentido. Isto fáz sentido?!? Mas não queria entrar por aí... Gostei do blog, das palavras, dos sons, das fotos. Azul, é a minha cor preferida. E os pássaros, gosto de os ver livres, a voar por aí
Faz todo o sentido. Percebo muito bem esse tipo de sentimento que te anima. É a mesma lógica que me constrói. Eu também gosto de violetas e da expressão "Violetas para o meu amor".
Património Histórico e Museologia. Para aceder clique na imagem.
O Pássaro Azul
António Tapadinhas, óleo s/ tela
O Pintor
Numa doce manhã um suave regresso qualquer coisa que há no ar, um passarinho azul está pairando, esvoaçando a cantarolar, dá uma volta uma volta e meia e quando volteia pousa no seu olhar
No coração que meigo e terno bate está uma ideia feita uma aguarela, amarela que volteia na tela e do meio do branco vazio que era nada um passarinho azul que sai correndo através da manhã
Feito um pedacinho de lã vai voando, cantarolando da fantasia que foi um dia da suadade de partir, do regresso até que encontra uma outra tela um outro olhar uma ideia feita um arco íris qualquer coisa que está no ar.
Luis Santos
P.S.: Foi a partir deste poema que o António Tapadinhas pintou o Pássaro Azul.
LUZ
Procuram as palavras o sentido que não podem explicar. Como se pode entender, ao escrever, Branca Luz Puríssima?
Luz Azul
foto lcs
Passar o Azul
Céu de azul pinta o pássaro ao voar, Acrobacias do seu cantar entoa, Mais alto estende-se o areal em baixo, Que em jacto falcão faz deslumbrar quem olha.
Percorrida a sorte, ser ave é: Transpor ao homem o delírio voador, No nu cintilante do desvio humano.
Poça de água que brilha Em ritual de garça chama. E pouso do pássaro á luz resplandece, A quem lhe dá de beber.
Suor de quem voa Não suam criaturas do céu, Trespassando no horizonte Pessoas que em sonhos se elevam, E que em terra, transpiram Ao ver o pássaro que dentro delas preserva.
5 comentários:
A identidade dos contrários
(Edouard Roditi)
Sonho que sou louco, e na minha loucura
Sou mais sensato que num sonho
Ou acordado, com medo que me tenham por louco
Meus companheiros de sonho.
Meu bom senso é diária loucura,
Para um mundo em vigília que atribui
Mais vigília e atenção mais funda
À razão do que a razão possui.
Sonho é minha vida diária, cada dia
Simula e dissimula até loucura
E razão serem ambas semelhantes,
E eu ajo enquanto sonho.
No sonho, o bom senso e a loucura,
Na loucura, o sonho e o dia a dia
Ligados, entre si todos semelhantes:
Sonhando ou acordado, sou louco e sou sensato.
(versão de H. Helder)
Só louco amou como eu amei. Still crazy after all this years.
Quando nos faltam as palavras pedimos emprestadas. de preferência que sejam belas, como todas as cartas de amor, ridículas, n'est pas?
Então, força!
Ridículas aos olhos dos outros, que as leem, sem o sentimento ou a carga afectiva que lhes emprestamos, no momento em que as escrevemos. Ridículas, talvez, quando as relemos, já muito longeee do momento sentido. Isto fáz sentido?!?
Mas não queria entrar por aí...
Gostei do blog, das palavras, dos sons, das fotos. Azul, é a minha cor preferida. E os pássaros, gosto de os ver livres, a voar por aí
Faz todo o sentido. Percebo muito bem esse tipo de sentimento que te anima. É a mesma lógica que me constrói. Eu também gosto de violetas e da expressão "Violetas para o meu amor".
Não conheço essa expressão. Mas soa bem!!
Enviar um comentário