13 junho 2009

Teixeira de Pascoaes (1877-1952)

Saudosismo - proposta feita por Pascoaes que a partir da definição de Saudade propõe uma doutrina para regeneração de Portugal que devia ser transmitida às novas gerações. Esta proposta é desenvolvida entre 1910-1919. Depois deste período, só vai voltar ao tema da saudade nos últimos 2 anos da sua vida (1950-1952).

Pátria - unidade orgânica, psíquico-física, com vida própria que têm um corpo e uma alma. São as características da alma que devem dirigir o corpo. As populações urbanas estão corrompidas, Portugal tem uma alma doente. É sobretudo nas populações rurais que mais se espelha, a nú e a limpo, a almejada alma do país que é naturalista e mística. Adjectiva-a também como panteísta, à maneira de Espinoza.

Portugal devia libertar-se daquilo que o oprime: o regime monárquico, as visões europeístas, a hegemonia católica. O renascer do espírito de Portugal viria sob a forma de uma nova religião que mistura Pan (Paganismo) e Cristo.

Há que descobrir uma nova vida social, mais bela, mais justa, mais digna - a descoberta da "Índia" ideal que permanece encoberta no nosso sonho. A Educação deve ser lusitana e não estrangeira, tal como as artes e a religião. Um sentimento originário que realize o nosso destino civilizador - O Saudosismo. Uma ideia de Saudade que é, todavia, simultaneamente nacional e universal, alma de nação e do próprio mundo.

Apontamentos das aulas Filosofia de Portugal I, Prof. Paulo Borges.

Sem comentários: