02 agosto 2009

Eduardo Lourenço - " O Labirinto da Saudade"

O autor faz uma "Psicanálise Mítica do Destino Português":

- Nascimento milagroso de Portugal: "Quero estabelecer para mim um Império em ti e na tua descendência" (palavras de Cristo a Afonso Henriques a anteceder a batalha de Ourique). Portugal terá como destino fundar um Reino de Cristo que o padre António Vieira interpreta como o V Império (e último) sobre a Terra.

- Há um traço marcadamente providencialista na cultura portuguesa, ambivalente, marcada por uma fragilidade e protecção absoluta, um complexo de inferioridade e superioridade, uma relação irrealista que mantemos connosco próprios.

- Durante quase um século a Língua Portuguesa foi a Língua Franca no mundo, à semelhança do que foi o Latim, à semelhança do que é o Inglês.

- A fase do Sebastianismo representa a carência irrealista e tresloucada nacional. A nossa razão de ser passou a estar no passado, "quando nós fomos grandes".

- Com a "geração de 70" no séc. XIX, começa-se a questionar pela decadência e atraso do país que em termos de desenvolvimento jaz na cauda da Europa. Sucede-se o Saudosismo, misticismo nacionalista, uma leitura irrealista da nossa realidade, um patriotismo republicano que corrobora este cenário.

(...)

(aulas de Filosofia em Portugal I, Prof. Paulo Borges)

2 comentários:

A.Tapadinhas disse...

É reconfortante saber que há sábios que conseguem entender e explicar que nós, portugueses, afinal, temos uma missão grandiosa a cumprir...

É preciso não desanimar! Como disseram outros, a vitória será nossa!

Abraço.
António

PS Como poderás ver no Prozac Café, tinhas razão: as caturras são um casal! :)

luis disse...

...E, creio, se lhes deres espaço vão criar e ter filhos.